
Neste sábado (30) a APP-Sindicato vai realizar mobilizações de rua em todas as regiões do estado para denunciar as violências praticadas pela gestão do governador, Ratinho Jr. (PSD), contra a categoria, conforme a APP. Além disso, os professores relembram o ato violento da gestão do ex-governador Álvaro Dias em 1988.
Em Curitiba, a manifestação será na Boca Maldita, a partir das 9h. Os protestos também vão acontecer no interior do estado, organizados pelos núcleos sindicais da APP-Sindicato.
“As mobilizações terão como foco o diálogo com a população para denunciar que, se em 1988 os professores foram atacados com cavalos e bombas, hoje a violência do Estado utiliza métodos como a perseguição e o assédio nas escolas”, destacou a APP.
Segundo a APP, “as estatísticas têm mostrado que as atuais políticas, como a imposição de plataformas digitais, o avanço das terceirizações e privatizações, e a militarização da educação, têm acentuado o assédio moral e a sobrecarga de trabalho, piorando a saúde mental dos profissionais”.
Além de lutar contra o assédio, a categoria exige a valorização dos educadores, cobra a aplicação da data-base, a revogação da lei que permite a terceirização de funcionários de escola e o fim do confisco salarial de educadores aposentados.
Veja a publicação da APP Sindicato