Close
Destaque Geral Ponta Grossa

Problemas nas linhas do SAMU dificultam socorro e idosa morre em Ponta Grossa

Problemas nas linhas do SAMU dificultam socorro e idosa morre em Ponta Grossa
  • Publishedsetembro 5, 2025
Problemas nas linhas do SAMU dificultam socorro e idosa morre em Ponta Grossa.

Uma falha nas comunicações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ter contribuído para a morte de uma idosa de 84 anos, paciente oncológica, em Ponta Grossa. O caso ocorreu por volta das 6h50 da manhã desta sexta-feira (5), quando a mulher passou mal em sua residência, onde vivia com outra idosa e era cuidada por vizinhos.

Os vizinhos tentaram acionar o SAMU por meio de três telefones diferentes, mas nenhuma das ligações foi completada. Sem conseguir contato com o serviço de urgência, recorreram à vereadora Enfermeira Marisleidy (PMB), que mora nas proximidades.

A parlamentar prestou os primeiros cuidados à paciente e conseguiu acionar um médico do SAMU por meio de um número particular. No entanto, antes da chegada da ambulância, a idosa veio a óbito. Não há como precisar que a morte aconteceu devido à demora no atendimento.

Segundo relato da vereadora, o SAMU já enfrentava instabilidade nas comunicações há três dias. Em nota oficial, o Consórcio Intermunicipal SAMU – Campos Gerais (CimSamu) confirmou que houve falha generalizada nos serviços de telefonia de três dígitos (190, 192 e 193) em todo o município, o que impossibilitou o contato imediato com as centrais de atendimento.

A nota afirma que, assim que o chamado foi recebido pela Central de Regulação de Urgências (CRU), uma equipe foi mobilizada, mas a paciente já havia falecido. O consórcio manifestou pesar e solidariedade à família, reiterando seu compromisso com a qualidade e eficiência dos atendimentos.

O episódio reacende o debate sobre a estrutura e o financiamento do serviço de urgência na cidade. O Portal Mareli Martins, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), questionou a Prefeitura de Ponta Grossa sobre a regularidade dos repasses financeiros ao CimSamu.

 A administração municipal respondeu com o Contrato de Rateio, que estipula o valor mensal de R$ 1.032.683,35 como responsabilidade do município. Segundo o documento, os pagamentos referentes ao período de janeiro a julho de 2025 foram realizados nos dias 26 e 28 de agosto, sem justificativa para o atraso.

A falta de explicações sobre os repasses e a falha nas comunicações levantam preocupações sobre a capacidade de resposta do sistema de urgência em Ponta Grossa. Mais ainda quando há informações de uma possível privatização dos serviços prestados pelo CimSamu, como já denunciado em sessão da Câmara Municipal pela vereadora Enfermeira Marisleidy.

Nota do CimSamu

O Consórcio Intermunicipal SAMU – Campos Gerais (CimSamu) informa que no dia 5 de setembro de 2025, foi registrada uma ocorrência em que familiares de uma paciente em tratamento oncológico tentaram acionar o serviço de urgência por meio do número 192.

Naquele momento, houve instabilidade geral nos serviços de telefonia de três dígitos em todo o município, afetando simultaneamente os números 190, 192 e 193, o que impossibilitou o contato imediato com as centrais de atendimento. Assim que o chamado foi efetivamente recebido pela Central de Regulação de Urgências (CRU), uma equipe foi prontamente mobilizada.

Infelizmente, a paciente já havia evoluído a óbito antes d chegada da equipe. Manifestamos nossa solidariedade e profundo pesar à família neste momento de dor.

Reiteramos que o SAMU mantém seu compromisso permanente com a qualidade, a eficiência e a responsabilidade nos atendimentos de urgência e emergência, atuando de forma ininterrupta em benefício da população.

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *