PG perde professor Paulo Sergio: docente era atuante na luta por melhorias na educação pública

Além de competente, dedicado e querido professor, Paulo Sérgio teve uma trajetória de luta pela educação de qualidade, participando de mobilizações. (Foto: Divulgação/Facebook)

A educação de Ponta Grossa está luto pela perda do professor do Colégio Estadual Cívico-Militar Frei Doroteu de Pádua, Paulo Sergio Rufino, que era docente da disciplina de Matemática.

Paulo Sergio Rufino passou mal em sala de aula, nesta terça-feira (21), ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, mas não resistiu e morreu na unidade.

“Ele estava descrevendo dores na região do peito e, após triagem, foi encaminhado imediatamente para a sala de emergência, seguindo o fluxo de atendimento do protocolo de dor torácica, principal sintoma de infarto. Após seguidas tentativas de reanimação, o paciente infelizmente não resistiu e faleceu”, informou a assessoria da UPA.

Segundo informações do Serviço Funerário, o velório do professor será na Capela Mortuária da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na região do Parque do Café. O sepultamento será na quarta-feira (22), às 16h, no Cemitério Santo Antônio.

Conforme o Portal da Transparência do Governo do Estado, o professor lecionava no colégio Doroteu de Pádua desde fevereiro de 1997. “Paulo dedicou-se ao ensino do estado por 27 anos e seu falecimento representa grande perda a toda a comunidade escolar. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) lamenta profundamente o fato e expressa solidariedade aos familiares e amigos do servidor neste momento de dor”, diz a nota da Seed-PR.

Além de competente, dedicado e querido professor, ele teve uma trajetória de luta pela educação de qualidade, participando de mobilizações. Paulo Sergio foi professor da jornalista que escreve essa matéria e contribuiu de forma fundamental para sua formação profissional e de vida.

Em 2016, na gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB), a pedido do professor Paulo Sergio Rufino, o Blog da Mareli Martins esteve no Colégio Frei Doroteu de Pádua, localizado no Distrito de Periquitos. Na época o colégio ainda não era Cívico-Militar e enfrentava diversos problemas estruturais. Estivemos lá para acompanhar uma ocupação feita pelos alunos que buscavam melhor estrutura, pois estudavam em salas improvisadas de madeira e sem condições adequadas para as aulas.

O professor Paulo Sergio estava à frente da mobilização, ao lado dos alunos, quando recebeu o então superintendente de Desenvolvimento Educacional do Governo do Paraná, Victor Hugo Boseli Dantas, para cobrar uma solução para os problemas da escola.

RELEMBRE

(Arquivo: Blog da Mareli Martins)

Professor era defensor da educação pública

O professor Paulo Sergio Rufino tinha muito amor e dedicação pelo Colégio Frei Doroteu de Pádua. E também participava de manifestações em Curitiba pela educação e ainda por melhores salários e condições adequadas aos professores. Ele esteve inclusive no protesto de 29 de abril de 2015, em Curitiba, quando o governo Richa aprovou um projeto para utilizar a previdência dos servidores para cobrir dívidas do governo. O protesto ficou conhecido como “Massacre do Centro Cívico.

Paulo Sergio foi professor da jornalista Mareli Martins

“Paulo Sergio foi um professor muito querido e atencioso, sempre me incentivou na vida profissional, além de ajudar nas batalhas diárias. Mais tarde, no Ensino Médio, tive bolsa em escola privada, quando tive dificuldade para se adaptar à escola e o nível exigido, principalmente na disciplina de matemática,  voltei na escola e pedi ajuda para ele, o qual prontamente me ajudou”, disse a jornalista Mareli Martins.

O professor Paulo Sergio deixa um legado de dedicação e valorização da educação pública e de qualidade. “Certamente fará muita falta, ele era muito dedicado aos alunos e a escola. Era um defensor da educação pública e sempre lutou pela escola, principalmente pela Frei Doroteu de Pádua, que ela realmente amava. Lá estão minhas doces lembranças do professor e da escola”, escreveu a jornalista Mareli Martins

Núcleo Regional de Educação (NRE)  lamenta morte do professor

“É com tristeza e profundo pesar que a Seed-PR e o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa lamentam o falecimento do professor Paulo Sérgio Rufino, que sempre exerceu suas atividades com muita dedicação. Atualmente ele lecionava no CCM Frei Doroteu de Pádua, município de Ponta Grossa. Aos familiares e amigos, toda nossa solidariedade neste momento de dor”, diz nota do NRE.

Alunos lamentam perda do professor

https://www.facebook.com/alunospr/posts/pfbid0H3ipuB43zDJthHGUnnRPyPWaw4NhJPmDv9EcF2cJnHBiSsNTB8iF3JTBPMnmeq5ql

Informações sobre o velório

Segundo informações do Serviço Funerário, o professor o velório do professor Capela Mortuária da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na região do Parque do Café. O sepultamento será na quarta-feira (22), às 16h, no Cemitério Santo Antônio.

Deixe um comentário