Beto Richa terá que retificar salários dos professores no site do governo


O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Guilherme de Paula Rezende, determinou que o governo terá que fazer a retificação dos salários dos professores, divulgados no site oficial do Executivo. Durante a greve dos professores, Beto Richa destacou as remunerações dos professores em sua página oficial. Agora o governador terá 90 dias para fazer a correção dos valores, sujeito a multa de R$ 10 mil reais por dia, em caso de descumprimento.
Também por determinação da justiça, o governo terá que retirar, em um prazo de 48 horas, a matéria disparada pelo governo “Em 111 cidades, salários dos professores são maiores que os dos prefeitos”. O texto foi publicado na Agência de Notícias do Estado.
Muitos professores reclamaram que os valores dos salários foram distorcidos, para passar uma falsa ideia à população. “A título de exemplo (…), no mês de maio/2015, muitos servidores perceberam rendimentos acumulados dos anos anteriores, por vezes correspondentes ao triplo de seu salário-base mensal, o que impulsionou consideravelmente seu rendimento bruto. Porém, tais valores não correspondem ao recebido a título de vencimento mês a mês”, afirmou o juiz Guilherme de Paula Rezende.
Ainda de acordo com o juiz o governo deixou de lado a discussão em torno da greve e passou a agir politicamente. “Percebeu-se que o Estado acabou por se afastar da discussão e entrou em cena o agente político, que, por sua vez, protagonizou mais um conflito com a categoria”, escreveu o juiz Guilherme de Paula Rezende.
As informações são da jornalista Catarina Scortecci, do jornal Gazeta do Povo.