Desvios de verbas na Educação devem esquentar o clima entre situação e oposição na primeira sessão da Alep

roma-e-tadeu
Os deputados estaduais deverão iniciar nesta terça-feira (2), as sessões  deste ano, na Assembleia Legislativa do Paraná. Tanto a base do governo, como a oposição, acreditam que os debates políticos serão tensos.

Os deputados estaduais deverão iniciar nesta terça-feira (2), as sessões deste ano, na Assembleia Legislativa do Paraná. Na pauta da primeira sessão não constam projetos para discussão. A abertura da sessão contará com a presença da vice-governadora, Cida Borghetti (Pros). Deputados da base de Richa e da oposição acreditam que as discussões políticas serão tensas. Um dos assuntos que será debatido envolve as denúncias do Ministério Público, sobre os desvios de verbas que seriam utilizados para construção e reforma das escolas do Paraná, mas que podem ter sido usadas nas campanhas eleitorais do presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), do filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR),Durval Amaral, o deputado estadual Tiago Amaral (PSB), do deputado e primeiro secretário da Alep, Plauto Miró (DEM), além do governador Beto Richa (PSDB), conforme o depoimento da assessora jurídica da construtora Valor, Úrsulla Andrea Ramos.

O líder de Beto Richa, na Alep, Luiz Cláudio Romanelli, destacou que as investigações começaram por iniciativa do governo. “É preciso deixar claro que foi o próprio governo que solicitou as investigações e que encaminhou as irregularidades constatadas ao Núcleo de Repressão aos Crimes Econômicos, o Nurce. Depois disso, o Ministério Público, por meio do Gaeco deu continuídade aos trabalhos de investigação. Todos os deputados e demais citados no caso, já negaram envolvimento. No entanto, acredito que tudo precisa ser investigado”, afirmou Romanelli

Sobre as sessões, Romanelli destacou que os debates iniciais serão tensos e extremamente políticos. “Temos muitos projetos a serem discutidos, já nas primeiras semanas de trabalho, mas acredito que especialmente nesta primeira semana, os debates serão políticos e não do processo legislativo”, disse. O líder de Beto Richa também destacou que as eleições municipais terão grande espaço nas sessões da Alep.

Oposição que implantar CPI para investigar desvios na Educação

Deputados da oposição já se articulam para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os possíveis desvios de verbas que seriam utilizados para construção e reforma das escolas do Paraná, mas que podem ter sido usadas em campanhas eleitorais.

O líder da oposição, Tadeu Veneri (PT), explica que as denúncias são graves. “A população está estarrecida com esta possibilidade de desvios de aproximadamente 18 milhões, que seriam destinados para reformas de escolas e podem ter sido utilizados nas campanhas do governador, de alguns deputados e outros citados, como o irmão do governador, o secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa. É nossa obrigação apurar isso. Nós vamos coletar as assinaturas para que possamos abrir a CPI. Além dos valores citados na Operação Quadro Negro, o governo devolveu R$ 19 milhões ao Governo Federal, isso já é um escândalo”, apontou.

Segundo o deputado Tadeu Veneri, a expectativa é de que o governo tenha posicionamentos diferentes dos que adotou, em 2015, principalmente em relação aos servidores públicos. “Esperamos que o governo apresente um comportamento diferente, principalmente, quando alguém discordar de suas ações. O ano de 2015 foi marcado pelas truculências de Carlos Alberto Richa em cima dos professores. E o que se espera, é que isso não ocorra mais”, concluiu o líder da oposição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s