Papel higiênico nos banheiros públicos pode virar lei em Ponta Grossa

aguinel rangel e papel
A Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (6), em primeira discussão, o projeto de lei do vereador Antonio Aguinel (Rede Sustentabilidade), que o obriga a prefeitura de Ponta Grossa a disponibilizar papel higiênico, sabonetes e outros materiais de limpeza e higiene nos banheiros públicos da cidade.

Parece que a gestão do prefeito Marcelo Rangel (PPS) está com dificuldades até para manter os banheiros públicos de Ponta Grossa. A Câmara dos Vereadores aprovou  nesta quarta-feira (6), em primeira discussão, o projeto de lei do vereador Antonio Aguinel (Rede Sustentabilidade), que o obriga a prefeitura de Ponta Grossa a disponibilizar papel higiênico, sabonetes e outros materiais de limpeza e higiene nos banheiros públicos da cidade. O projeto gerou “polêmicas discussões” e recebeu 16 votos favoráveis e quatro contrários. O mais curioso de tudo é precisar de um projeto para algo que já deveria ser a obrigação do governo municipal.

O vereador Antonio Aguinel disse que percorreu os banheiros públicos e comprovou a situação precária e a falta de materiais. “Fiz uma moção de apelo e enviei ao prefeito, pedindo que ele tomasse providências sobre isso. A resposta que eu tive foi que eu deveria fazer um projeto de lei e foi o que eu fiz. Estamos defendendo o direito das pessoas que usam os banheiros públicos e não encontram nem materiais básicos, como papel higiênico e sabonete”, destacou.

Aguinel afirmou que se o prefeito Marcelo Rangel  cumprisse o que é obrigação do poder público, não seria necessário o projeto. “Se o prefeito estivesse fazendo aquilo que é o seu dever, não teria por que fazer um projeto de lei para isso. Por omissão do Executivo, o Legislativo teve que agir. Papel higiênico nos banheiros públicos, isso dá pra fazer”, disse Aguinel, lembrando a famosa frase que Rangel utilizou em sua campanha “Isso dá pra fazer”.

Contrário ao projeto, o vereador Wlater José de Souza ´Waltão’ (PROS), disse que a Câmara tem projetos mais importantes pra discutir e afirmou que a prefeitura disponibiliza materiais de limpeza e higiene nos banheiros públicos. “A Secretaria de Obras nos informou que a prefeitura coloca papel higiênico e sabonete nos banheiros e cada local possui um funcionário que cuida deste espaços. O que pode ocorrer é que as pessoas as vezes levam embora estes materiais. Nós discutimos a constitucionalidade deste projeto. É uma tristeza discutir aqui um projeto desse, quando temos outros muito mais importantes a serem discutidos. Sem falar no custo que isso representa ao município”, lamentou Waltão.

O projeto contempla também outros materiais como fraldário, cabides ou ganchos, toalhas de papel ou outro sistema de secagem das mãos, assentos com tampas nos vasos sanitários, protetor de vaso com material descartável. “Os banheiros públicos estão relacionados às questões de saúde pública”, argumentou o vereador Antonio Aguinel. Parece mesmo que em Sucupira, até papel higiênico precisa de projeto de lei! Muitas vezes quando comparo Ponta Grossa, ou melhor, a política de Ponta Grossa com a cidade de Sucupira, da obra ‘O bem amado’, do grande Dias Gomes, fico pensando se não estou sendo injusta com Sucupira!

Anúncios

Um comentário

  1. É realmente os representantes do povo, estão fazendo muito por ponta grossa, é uma pena que eles não fiscalizam o que é preciso, as obras inacabadas (rever os contratos e não fazer os pagamentos até a sua conclusão), não visitam as creches, os asilos assistências, lá sim falta mais que papel higiênico e sabonete, tem muito lugar público na cidade para ser atendido com muito mais necessidade, acho que o vereador andou precisando usar um banheiro público e se vi em apuros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s