vídeo “O vice deve ser participativo e não uma figura decorativa”, disse Chociai

chociai-1
“Acho engraçado o prefeito ficar dizendo que o Aliel é comunista e fazendo críticas, pois o partido do Marcelo, o PPS, é o Partido Popular Socialista e tem origem comunista”, afirmou Chociai, candidato a vice de Aliel Machado. (foto: assessoria)

O candidato ao cargo de vice-prefeito de Aliel Machado (Rede), José Elizeu Chociai, do Partido Trabalhista Nacional (PTN), da coligação ‘Cidade Forte Forte e Para Todos’, participou da entrevista na Rádio T, nesta terça-feira (25).

Chociai foi secretário de Meio Ambiente e Turismo, no governo de Jocelito Canto  (2000/ julho a dezembro) e também atuou como secretário de Recursos Humanos, no último mandato de Pedro Wosgrau Filho ( 2009- 2012) e é auditor fiscal e funcionário de carreira na prefeitura de Ponta Grossa.

O candidato destacou que um vice deve ter real participação em um governo. Segundo ele, nas últimas gestões, os vices tem sido figuras decorativas. “O histórico na cidade mostra que os vices foram praticamente inexistentes, nas últimas gestões. Eles tiveram atuações apagadas e poucos participativas. Na atual gestão, o prefeito trouxe um vice que conhece e é especialista em saúde, colocaram isso na campanha, mas essa experiência não foi utilizada em benefício da cidade. Acredito que a função do vice não é essa. O vice deve ser participativo, auxiliando o prefeito a executar ações que possam melhorar a gestão pública. E essa é a nossa proposta”, disse Chociai.

Segundo ele, a situação financeira da prefeitura será a principal dificuldade do próximo governo. “Como funcionário de carreira estou muito preocupado com os servidores, pois tem vários indícios que o atual prefeito pode não conseguir pagar a folha de pagamento até o mês de dezembro. E também terá problemas para pagar o décimo terceiro dos funcionários. A própria prefeitura divulgou, na última prestação de contas, que o valor gasto com folha de pagamento foi de 53,6%, sendo que o limite máximo é de 54% e o limite de alerta é de 51,3% e isso já foi ultrapassado. Falamos aqui do limite prudencial, mas existem outras dificuldades financeiras”.

Chociai também falou sobre a sua coligação contar com o apoio de partidos que estão com a moral bastante prejudicada devido ao envolvimento em escândalos de corrupção, caso do PT e do PMDB, por exemplo. De acordo com ele, outros partidos que estão com o candidato Marcelo Rangel (PPS), também estão envolvidos em esquemas de corrupção, como a Lava Jato. “Não são apenas os partidos que estão sem credibilidade, mas a classe política, que fez por merecer por conta da corrupção. Mas no caso dos partidos, não são apenas PT e PMDB, outros foram denunciados e são investigados na Lava Jato, como o PSDB, PP, DEM, que estão apoiando o Marcelo”, destacou.

A coligação de Marcelo Rangel tem utilizado o velho discurso do “vermelho contra o azul”, “PT contra PSDB” e atribuindo a Aliel Machado a imagem de comunista, mas Chociai lembrou que o partido de Rangel tem origem comunista. “Acho engraçado o prefeito ficar dizendo que o Aliel é comunista e fazendo críticas, pois o partido do Marcelo, o PPS, é o Partido Popular Socialista e tem origem comunista. O Roberto Freire era líder do Partido Comunista Brasileiro. Então eu acho que a discussão deveria ser outra. Nós não compactuamos com nada errado de partidos e formamos uma aliança com pessoas que querem o bem da cidade”, afirmou.

Ouça a entrevista completa!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s