‘Velha política’ articula votos de novatos para reeleger Mainardes

normal_00139536_00
Em almoço realizado na sexta-feira (30), 14 membros da Câmara Municipal de Ponta Grossa confirmaram apoio à candidatura de Sebastião Mainardes Júnior (DEM), para a eleição da Mesa Executiva da Casa. (foto: Divulgação)

A eleição para mesa executiva da Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa mostra um cenário nada animador para quem esperava mudanças na legislatura.  Neste domingo (1º), a partir das 17h, acontecerá a eleição para a escolha da Mesa Executiva.

Quatro vereadores fizeram inscrição para a disputa do cargo de presidente, Mingo Menezes (DEM) e Sebastião Mainardes Júnior (DEM), que visa a reeleição, Eduardo Kalinoski (PSDB) e Pastor Ezequiel (PRB)

O problema é que as articulações para escolha do presidente da Câmara seguem, nos bastidores, as regras da ‘velha política’. Isso significa dizer que na negociação do voto de cada vereador entraram os famosos “agrados”. São cargos em comissão e outras vantagens e favores.

De 23 vereadores apenas oito foram reeleitos e 14 vão ocupar pela primeira vez o cargo.  Mas o fato é de que nada adianta ser “novo” e falar em renovação, mudança e, na prática, agir conforme manda a cartilha da ‘velha política’.

Eleger novamente Sebastião Mainardes Júnior (DEM) para à presidência da Câmara dos Vereadores e com o voto dos “novatos”, é o mesmo que dar continuidade à ‘velha política’.

Se isso realmente acontecer, ficam alguns questionamentos. Será que realmente houve renovação na Câmara? De que adianta defender a mudança, durante a campanha eleitoral, mas depois de eleito se tornar um parlamentar que segue as regras tradicionais? Novamente a população não será prioridade?

 Os novos vereadores são de fato a renovação? Ou apenas vão seguir os caminhos da política predominante, marcada por interesses pessoais e vaidades?  Vale lembrar que na política nem sempre a renovação representa a mudança, principalmente quando essa “renovação” é formada dentro da própria ‘velha política’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s