Prefeitura quer aumentar multas para combater o vandalismo


Combater o vandalismo ao patrimônio público não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária. São inúmeras as ocorrências de pichações e atos de depredação aos órgãos públicos. Pensando nisso, a prefeitura de Ponta Grossa quer aumentar o valor da multa para quem comete este tipo de crime.
Atualmente a lei municipal prevê multa de R$ 2,5 mil para pessoas que são flagradas danificando placas, banheiros de praças ou pichações. Mas a intenção do prefeito é aumentar este valor para R$ 5 mil, com acréscimo em casos de reincidência. O projeto de alteração dos valores será analisado pela Câmara de Vereadores.
Segundo o prefeito Marcelo Rangel, as ações de vandalismo geram custos ao município e o ideal é que os vândalos sejam penalizados pelos que cometeram. “Nunca vi uma multa ser aplicada para estas pessoas. No entanto, se nós não mexermos no bolso do vândalo, não temos eficiência. Toda a comunidade e a administração sairá prejudicada, além disso vai deteriorar os recursos que as pessoas depositam com tributos”, disse.
Denúncias de atos de vandalismo podem ser feitas pelos telefones da Guarda Municipal (153) e da Polícia Militar (190), podendo ser anônimas.