Tarifa de água ficará mais cara no Paraná a partir de 1º de junho


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai reajustar novamente a tarifa de água. A conta vai ficar 8,53% mais cara a partir de 1º de junho. O reajuste foi liberado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), que é controlada pelo Governo do Estado.
Em paralelo a esse novo aumento na conta de água, o governador Beto Richa (PSDB), tem agenda na sede da Sanepar, em Ponta Grossa, nesta quinta-feira (25). Segundo informações do governo, Richa vai anunciar investimentos de R$ 240 milhões em saneamento para mais de 30 municípios da região.
O reajuste da Sanepar é parte de um índice de reposicionamento tarifário, de 25,63%, que deve ser aplicado durante oito anos. O aumento em junho é apenas a primeira parcela. As demais serão anuais, de 2,11%, acrescidas de correção monetária no período, com base na taxa Selic.
Segundo a Sanepar, vão ocorrer alterações na cobrança da tarifa mínima. Antes, o valor mínimo era de dez metros cúbicos de água. Agora, com a mudança, a tarifa mínima passa a ser de cinco metros cúbicos, independentemente se os consumidores tiverem ou não utilizado menos que isso.