Beto Richa garante que vai reforçar a segurança na UEPG

“Já determinei que a Polícia Militar faça o reforço da segurança dentro da UEPG”, afirmou o governador Beto Richa. (Foto: Orlando Kissner/ANPr)

Em visita à Ponta Grossa nesta quinta-feira (25), na sede da Sanepar, onde foram anunciados R$ 240 milhões para saneamento, o governador Beto Richa (PSDB) também garantiu que a segurança no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Uvaranas, será reforçada.

Na quarta-feira (24), um jovem foi baleado, no peito, durante tentativa de assalto ocorrida dentro do campus UEPG, por volta das 20 horas. Estudante do curso de Odontologia, o peruano Eric Dario Acuã Navarro foi encaminhado foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional. No momento o quadro de saúde do estudante é estável.

A falta de segurança na UEPG é um problema antigo, de total conhecimento das autoridades, mas nunca teve uma solução. Questionado pela rádio T, o governador Beto Richa, disse que ao tomar conhecimento da gravidade da situação, determinou o reforço do policiamento no local. “Eu te trago agora a informação que o Coronel Edmauro me passou e também o Coronel Pinheiro, de que dentro do campus existe o módulo móvel da Polícia Militar, nós intensificamos o policiamento. Eles me disseram que a área lá e de quase quarenta alqueires e de oito mil metros quadrados de divisa, ou seja, é de difícil policiamento. Mas eu já determinei que eles reforcem o policiamento na universidade”, afirmou o governador.

Richa lamentou o fato de um estudante ter sido baleado dentro do campus da UEPG. ” É lamentável o que aconteceu com estudante peruano, assaltado no ponto de ônibus. Felizmente as informações que tenho é que ele passa bem, graças a Deus, fora de risco de morte. Mas ressalto que já determinei que reforcem o policiamento”, disse Richa.

O governador informou que o estado tem contratado novos policiais para suprir as demandas do Paraná, além de investimentos em segurança. ” Em dezembro contratamos 3 mil novos policiais, o anúncio foi feito em Ponta Grossa. Quando muitos estados não conseguem contratar ninguém por conta da crise, aqui no Paraná estamos contratando. Também compramos armas pesadas, metralhadoras, coletes balísticos, pistolas glock, que são as mesmas armas utilizadas nos Estados Unidos. E até o mês de junho vamos entregar mil novas viaturas”.

Estudantes fazem protestos pedindo segurança

Acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), protestaram durante a visita do governador Beto Richa, pedindo segurança dentro do campus. Os estudantes informaram que além das falta de agentes seguranças, o local enfrenta outros problemas estruturais, como iluminação precária.

“Nós viemos aqui para falar com o governador e apresentar os nossos pedidos de melhoriais na segurança da UEPG, mas o governador não quis falar conosco e quem nos atendeu foi o deputado Romanelli”, disse a acadêmica do curso de Serviço Social, Raiane Chagas.

Segundo ela, existem projetos que poderiam melhorar a segurança da universidade, mas estão parados. “Precisamos que o governador tome medidas imeditas e que o nosso reitor (Luciano Vargas), também tome medidas urgentes. Existem projetos de iluminação que estão parados e outros projetos que envolvem a redistribuição dos agentes de segurança dentro da UEPG. Mas tudo está parado. Hoje temos 60 agentes de segurança, sendo que em 2008 eram 120”, relatou a acadêmica Raiane Chagas.

Romanelli afirma que as reivindicações dos acadêmicos serão atendidas

“Primeiro quero deixar claro que conversei com os estudantes a pedido do governador Beto Richa. Ouvi todas as manifestações e o reforço será feito pelo comando da Polícia Militar aqui de Ponta Grossa. Mas eles apresentaram outros pedidos também, como melhorias no acesso à universidade, falta de iluminação, que são questões pontuais que precisam ser tratadas juntamente com o reitor da UEPG. Por outro lado, o sindicato pediu a contratação de técnicos. Acredito que é preciso somar ações entre a PM e o reitor da UEPG, para que possamos melhorar a segurança no local”, declarou o deputado e líder do governo de Beto Richa, na Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s