Joaquim Barbosa pula fora da disputa à Presidência da República e causa “racha” no PSB

Joaquim Barbosa, former Chief Justice in Brazil, is seen before a meeting with PSB Election Commission in Brasilia
Desistência de Barbosa causa “racha” no PSB por conta do nome que o partido poderá apoiar na disputa à Presidência. (foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Deu ruim para o PSB que apostava todas as suas fichas na candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência da República. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa anunciou nesta terça-feira (8), que não pretende concorrer ao cargo.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, escreveu o ex-ministro, em seu twitter.

Nas pesquisas eleitorais, do Datafolha, Joaquim Barbosa chegou a aparecer empatado com Marina Silva na segunda colocação, com 11% das intenções de voto. Além disso, era o pré-candidato com a menor rejeição entre os principais nomes para a disputa.

Segundo o jornal Estadão, o anúncio do ex-ministro Joaquim Barbosa de que não será candidato à Presidência da República pegou de surpresa não só integrantes de seu partido, o PSB, como lideranças políticas de outras legendas. A decisão abriu uma divergência no PSB sobre seu futuro eleitoral e levou outros partidos a buscarem o apoio dos pessebistas na disputa de outubro.

A desistência de Barbosa causou um “racha” no PSB por conta do nome que o partido poderá apoiar na disputa à Presidência. Dentro do PSB existem os que apoiam uma aliança com o pré-candidato Geraldo Alkmin (PSDB). Mas  presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, acredita que as alianças devem ser feitas com partidos de esquerda.

joaquim barbosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s