Presidente da AMTT diz que Cidatec aguarda parecer do MP para retomar EstaR Digital em Ponta Grossa

(Foto: CMPG)

O presidente da Autarquia de Trânsito e Transportes (AMTT) de Ponta Grossa, Celso Cieslak, disse ao Blog da Mareli Martins, que a Cidatec está aguardando um parecer do Ministério Público (MP) para que possa efetivamente retomar o EstaR Digital na cidade. A empresa é investigada por corrupção e fraude e seus proprietários estão em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

Celso informou que a AMTT abriu uma sindicância e o que o resultado foi favorável a retomada das atividades da Cidatec.

“Assim que eu assumi a Autarquia soube dos problemas e após três dias abri uma sindicância e pedi um parecer da Procuradoria do Município. O parecer foi respondido devidamente em quinze dias, sendo favorável a volta da empresa Cidatec para cumprir o contrato que vence no dia 31 de março de 2021. No dia 15 de janeiro, a prefeita revogou o decreto que suspendia as atividades da Cidatec e eu notifiquei a empresa para que retomasse o contrato em 48 horas”, explicou Celso Cieslak.

O presidente da AMTT disse que a Cidatec encaminhou uma resposta à prefeitura, dizendo que pretende voltar com o EstaR Digital em Ponta Grossa, mas afirmou que isso depende ainda de um posicionamento do Ministério Público.

“A Autarquia de Trânsito recebeu ofício da referida empresa (Cidatec) informou que tem interesse em voltar imediatamente para operar o estar digital. Porém a empresa solicitou um parecer do Ministério Publico para saber sobre a legalidade”, disse Cieslak.

O Blog da Mareli Martins questionou o presidente da AMTT se a Prefeitura não pretende abrir licitação para escolher uma nova empresa, que deverá continuar com as atividades relacionadas ao EstaR da cidade. “Quanto à licitação eu já abri a cota para o setor de licitações da AMTT e seu andamento segue dentro dos trâmites legais”, declarou.

Os empresários da Cidatec Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto e Celso Ricardo Madrid Finck estão em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

Além dos proprietários, seguem em prisão domiciliar o proprietário da TV Vila Velha e do site D’Ponta, radialista e apresentador de TV, João Carlos Barbiero e o vereador Walter José de Souza (PRTB), Valtão, que tomou posse na Câmara de Ponta Grossa, em cerimônia às escondidas, na quarta-feira (20).

Relembre a Operação Saturno

A Operação Saturno, que investiga corrupção no EstaR Digital de Ponta Grossa, ocorreu no dia 15 de dezembro e foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, (GAECO). Na ocasião também foram presos, o ex-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), Roberto Pelissari, também o ex-vereador Ricardo Zampieri (Republicanos). Ambos estão em liberdade e o Gaeco alegou falta de provas sobre o envolvimento dos dois na fraude.

Foram alvo de busca e apreensão os ex-vereadores Sargento Guiarone (PRTB), Vinícius Camargo (PSD) e o ex-secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, tio do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

O Ministério Público do Paraná do Paraná denunciou o vereador Walter José de Souza (PRTB) e os empresários da Cidatec Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck e o empresário proprietário da TV Vila Velha e do site D’Ponta, João Carlos Barbiero.

Conforme texto da denúncia, os empresários responsáveis pela Cidatec contrataram um intermediário, no inquérito identificado como João Barbiero, para negociar com vereadores o direcionamento do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do EstaR Digital a favor da empresa. A principal negociação teria sido feita entre Barbiero e o vereador Valtão, conforme aponta o Ministério Público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s