Greve dos caminhoneiros pode começar na segunda-feira

Caminhoneiros mantém greve para a próxima segunda-feira (1º). (Foto: Deividi Correa/Estadão Conteúdo)

O clima entre o governo Bolsonaro e representantes de caminhoneiros piorou com o aumento de 4.4% no preço do diesel, anunciado nesta semana pela Petrobras. Caminhoneiros já cogitavam greve para o dia 1º de fevereiro e após a alta no diesel a greve está mais próxima da realidade.

Mesmo assim, Bolsonaro acredita que a categoria não e entrará em greve. Nesta semana o presidente pediu a colaboração dos caminhoneiros e lembrou que eles o apoiaram durante a campanha eleitoral de 2018. “Vocês estiveram fechados comigo e estou fechado com vocês. Não entrem em greve”, pediu Bolsonaro.

Ministros garantem que o governo tem mantido um canal de diálogo com a categoria, mas dizem que não se pode menosprezar o potencial de gerar crises da categoria.

Agora, as negociações estão sob a responsabilidade do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, mas diversas outras pastas estão acompanhando os movimentos da categoria: Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ministério da Justiça e Advocacia-Geral da União têm articulado ações e conversas com intuito de mitigar efeitos de uma possível greve.

O governo segue na linha de que não vai abrir mão de aplicação de multas para evitar que haja fechamento de rodovias.

Categoria dividida

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou uma nota nesta quinta-feira (28) para afirmar que é contra a greve dos caminhoneiros, convocada para a próxima segunda-feira.

Assinada pelo presidente da entidade, Vander Costa, a CNT diz que “não apoia nenhum tipo de paralisação de caminhoneiros e reafirma o compromisso do setor transportador com a sociedade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s