Motoristas de aplicativos de PG fazem protesto: “tarifas estão muito baixas, o nosso trabalho está ficando inviável”


Motoristas de aplicativos de Ponta Grossa realizaram mais uma manifestação nesta quarta-feira (24). A principal reivindicação da categoria é o aumento nos preços dos combustíveis, que causou perdas para os motoristas.
Aproximadamente 75 motoristas participaram do protesto. O número de participantes foi maior que na última manifestação, que contou com cerca de 30 motoristas.
O principal problema apontado pelos motoristas é que as empresas dos aplicativos mantiveram o mesmo valor das corridas, independente do aumento no preço dos combustíveis.
A motorista Dayane Jacobs afirmou que está ficando inviável o trabalho. “Sou mãe solteira e sustento minha família com o trabalho de motorista. O problema é que as taxas das corridas estão congeladas. Nada foi repassado para nós. E com o alto custo dos combustíveis e a manutenção do veículo, está ficando inviável o trabalho”, disse.
O motorista Alexandre Pinheiro acredita que a categoria está sendo desvalorizada. “Não tivemos um reajuste na tarifa por quilômetro rodado. A maioria das plataformas de aplicativos cria vantagens e benefícios para os motoristas, mas não há melhorias para os motoristas. Infelizmente com alta do dólar e dos combustíveis, nós gastamos e não temos o retorno ideal. Nós vamos continuar lutando por melhorias para nossa categoria”, declarou.
Conforme o motorista Mauricio Hirano, o movimento dos motoristas está crescendo. “São vários os motoristas que estão aderindo à mobilização. Hoje já tivemos um número maior de participantes. São três anos sem repasse para nós e isso precisa mudar”, afirmou.
Posicionamento das empresas de aplicativo
– até o momento apenas a Uber se manifestou –
Veja a íntegra da resposta da Uber
A Uber quer reduzir os custos de quem realiza viagens de carro e entregas usando a nossa plataforma. Com os recém-lançados Uber Conta e o Uber Chip (plano de celular pré-pago), por exemplo, os parceiros conseguem economizar mais do que em qualquer outra plataforma. Uma vez implementados, os dois terão impacto positivo direto nas finanças das mais de 1 milhão de pessoas que usam a Uber para ganhar dinheiro.
Com relação a combustíveis, há quase dois anos lançamos o Uber Pro (programa de vantagens para parceiros) incluindo uma parceria com a rede Ipiranga para dar cashback de 4% em gastos com combustíveis pelo app Abastece Aí.
Pagando com o app Abastece Aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, pra isso, precise gastar pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais e mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo.
Além dessas vantagens, o Uber Pro ainda dá acesso ao motorista ou entregador parceiro da Uber a descontos em exames e consultas na rede particular (em parceria com a Vale Saúde Sempre), cursos online de inglês de graça (em parceria com o app Rosetta Stone) e descontos em cursos online de graduação (em parceria com o Grupo Kroton).
Uber Promo
O Uber Promo é uma categoria que foi criada durante a pandemia da covid-19 para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento. Portanto, o Uber Promo só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X.
O motorista parceiro da Uber é totalmente livre para decidir se aceita ou não uma viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre pra decidir se quer receber solicitações de viagens com o Uber Promo ou não. No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender.
Descontos em Uber X
Com relação a promoções em viagens de Uber X, é importante esclarecer que elas nunca impactam os ganhos dos motoristas parceiros. É a Uber quem arca com esses custos, por meio, principalmente, da redução da taxa de serviço.”