Motoristas de aplicativos de PG fazem protesto: “tarifas estão muito baixas, o nosso trabalho está ficando inviável”

O principal problema apontado pelos motoristas é que as empresas dos aplicativos mantiveram o mesmo valor das corridas, independente do aumento no preço dos combustíveis. (Foto: Clécio Tortelli de Freitas Júnior)

Motoristas de aplicativos de Ponta Grossa realizaram mais uma manifestação nesta quarta-feira (24). A principal reivindicação da categoria é o aumento nos preços dos combustíveis, que causou perdas para os motoristas.

Aproximadamente 75 motoristas participaram do protesto. O número de participantes foi maior que na última manifestação, que contou com cerca de 30 motoristas.

O principal problema apontado pelos motoristas é que as empresas dos aplicativos mantiveram o mesmo valor das corridas, independente do aumento no preço dos combustíveis.

A motorista Dayane Jacobs afirmou que está ficando inviável o trabalho. “Sou mãe solteira e sustento minha família com o trabalho de motorista. O problema é que as taxas das corridas estão congeladas. Nada foi repassado para nós. E com o alto custo dos combustíveis e a manutenção do veículo, está ficando inviável o trabalho”, disse.

O motorista Alexandre Pinheiro acredita que a categoria está sendo desvalorizada. “Não tivemos um reajuste na tarifa por quilômetro rodado. A maioria das plataformas de aplicativos cria vantagens e benefícios para os motoristas, mas não há melhorias para os motoristas. Infelizmente com alta do dólar e dos combustíveis, nós gastamos e não temos o retorno ideal. Nós vamos continuar lutando por melhorias para nossa categoria”, declarou.

Conforme o motorista Mauricio Hirano, o movimento dos motoristas está crescendo. “São vários os motoristas que estão aderindo à mobilização. Hoje já tivemos um número maior de participantes.  São três anos sem repasse para nós e isso precisa mudar”, afirmou.

 

Posicionamento das empresas de aplicativo

– até o momento apenas a Uber se manifestou –

Veja a íntegra da resposta da Uber

A Uber quer reduzir os custos de quem realiza viagens de carro e entregas usando a nossa plataforma. Com os recém-lançados Uber Conta e o Uber Chip (plano de celular pré-pago), por exemplo, os parceiros conseguem economizar mais do que em qualquer outra plataforma. Uma vez implementados, os dois terão impacto positivo direto nas finanças das mais de 1 milhão de pessoas que usam a Uber para ganhar dinheiro.

Com relação a combustíveis, há quase dois anos lançamos o Uber Pro (programa de vantagens para parceiros) incluindo uma parceria com a rede Ipiranga para dar cashback de 4% em gastos com combustíveis pelo app Abastece Aí.

Pagando com o app Abastece Aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, pra isso, precise gastar pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais e mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo.

Além dessas vantagens, o Uber Pro ainda dá acesso ao motorista ou entregador parceiro da Uber a descontos em exames e consultas na rede particular (em parceria com a Vale Saúde Sempre), cursos online de inglês de graça (em parceria com o app Rosetta Stone) e descontos em cursos online de graduação (em parceria com o Grupo Kroton).

Uber Promo

O Uber Promo é uma categoria que foi criada durante a pandemia da covid-19 para gerar mais viagens para os parceiros em horários de baixo movimento. Portanto, o Uber Promo só aparece em alguns horários, oferecendo viagens a valores menores do que os do Uber X.

O motorista parceiro da Uber é totalmente livre para decidir se aceita ou não uma viagem e, da mesma forma, ele é totalmente livre pra decidir se quer receber solicitações de viagens com o Uber Promo ou não. No app Uber Driver, ele pode escolher com o toque de um botão quais são os produtos que quer atender.

Descontos em Uber X

Com relação a promoções em viagens de Uber X, é importante esclarecer que elas nunca impactam os ganhos dos motoristas parceiros. É a Uber quem arca com esses custos, por meio, principalmente, da redução da taxa de serviço.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s