Preço de frutas e hortaliças dispara no Brasil

Frutas, legumes e verduras assumem posto de vilões da inflação no início de 2022 (Foto: Agência Brasil)

Além do preço dos combustíveis que está pesando no bolso dos brasileiros, outros produtos dispararam nos preços. O aumento nos preços das frutas, verduras e legumes estão cada vez mais altos.

Nos dois primeiros meses de 2022, itens dos subgrupos de tubérculos, raízes e legumes (+20,9%), hortaliças e verduras (+24,8%) e frutas (+7,1%) figuram como os principais vilões da inflação, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Entre os itens, a cenoura quase dobrou de preço (+98,4%) e corresponde ao maior salto registrado pelo índice oficial de preços no acumulado do primeiro bimestre.

A abobrinha (+64,7%), o repolho (+35,9%), a batata-inglesa (+35,4%), o pepino (+31,4%) e a alface (+30,5%) também apresentaram variações significativas no período.

Entre as frutas, os principais destaques negativos partiram do morango (+26%), da laranja-baía (+25,7%), da melancia (+24,7%), da banana-prata.

Somadas, as altas contribuíram para o avanço de 2,4% do grupo de alimentação e bebidas no acumulado dos primeiros meses de 2022, com disparadas acima de 1% em ambos os meses e maior impacto final às famílias nos dois períodos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s