Movimentos a favor e contra rodeios protestam na Câmara de PG: polêmica surgiu após nomeação de secretária de Meio Ambiente

Movimentos contrários e favoráveis aos rodeios realizaram manifestações na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. (Foto: CMPG)

Movimentos contrários e favoráveis aos rodeios realizaram manifestações na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa nesta quarta-feira (24). A movimentação ocorreu durante a participação da vice-presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Gardenia Mascarelo, que fez uma apresentação com dados técnicos sobre os maus-tratos físicos e psicológicos  causados aos animais que participam de rodeios e de outras provas semelhantes.

Mas é preciso lembrar que toda a polêmica começou no dia 12 de abril, quando a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), nomeou Carla Martins Kritski, como secretária de Meio de Ambiente de Ponta Grossa, ela é defensora de rodeios e de competições semelhantes. Durante a campanha eleitoral, Elizabeth assinou um documento junto às ONGs com compromissos com a causa animal, incluindo colocar pessoas simpatizantes da causa em cargos de chefia, ou seja, pessoas que defendem e lutam pelo bem dos animais e não o contrário.

“Defendo um ponto de vista contrário ao uso dos animais nestas provas porque temos dados científicos que comprovam que os animais sofrem maus-tratos nestas provas. Tive a oportunidade de mostrar opiniões diversas e penso que democracia é isso”, disse Gardenia.

Durante o discurso na Câmara, Gardenia Mascarelo, criticou o fato da prefeita de Ponta Grossa não ouvir a população. “A nomeação da secretária de Meio Ambiente está mantida no cargo mesmo com mais de mil assinaturas contra essa nomeação, ou seja, temos uma prefeita que não escuta a população”, lamentou a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa e Direito dos Animais de Ponta Grossa.

O Blog da Mareli Martins conversou com Gardenia Mascarelo

OUÇA A DECLARAÇÃO DE GARDENIA AO BLOG DA MARELI MARTINS

Defensores de rodeio dizem que em Ponta Grossa não existe maus-tratos

Por outro lado, o locutor de rodeios, Osmário Ribeiro, que esteve na manifestação na Câmara dos Vereadores, disse que discorda totalmente das palavras de Gardenia Mascarelo e afirmou que em Ponta Grossa não existe maus-tratos quando ocorrem os rodeios.

“Defendo os rodeios em Ponta Grossa, também sou locutor de rodeio e não concordo com o que  foi dito aqui pela defensora dos animais. Aqui no nosso rodeio não existe maus-tratos, os nossos animais são bem tratados, tem acompanhamento de veterinários, alimentação balanceada. Pode ser que fora daqui aconteça, mas aqui isso não acontece”, disse Ribeiro ao Blog da Mareli Martins.

Questionado sobre o material técnico apresentado pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Osmário Ribeiro, declarou que os dados não se referem às práticas realizadas em Ponta Grossa.

“Acho que a doutora que falou hoje aqui está por fora do que acontece aqui, aquilo não é verdade. Ela falou de práticas de outras localidades do Brasil e não do que acontece aqui”, disse.

Na próxima segunda-feira (29), os defensores de rodeio também terão espaço na tribuna da sessão da Câmara dos Vereadores, a partir das 14h. A sessão é transmitida pelo Facebook: https://www.facebook.com/cmpgoficial

OUÇA A DECLARAÇÃO DE OSMÁRIO RIBEIRO AO BLOG DA MARELI MARTINS

(Crédito da vinheta final: Gladis Ramos)

Deixe um comentário