Prefeitura de PG estuda novo local para construir Mercado Municipal


A Prefeitura de Ponta Grossa informou que está “estudando um novo local para a construção do Mercado Municipal”. A obra foi prometida desde 2015, na primeira gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD) e depois no segundo mandato de Rangel, período em que Elizabeth Schmidt (União Brasil) era vice-prefeita. O Blog da Mareli Martins questionou a Prefeitura sobre os planos para o Mercadão.
Conforme a gestão de Elizabeth Schmidt, um novo projeto está em elaboração. Além disso, a prefeita pretende que o Mercado Municipal seja construído em uma nova área, ainda não informada. “A Prefeitura informa que está elaborando um novo projeto para a implantação do Mercado Municipal em uma nova área da cidade”, informou a Prefeitura.
Em relação ao local do antigo ‘Mercadão’, na Rua Comendador Miró, no Centro, a Administração Municipal afirmou que “o terreno será utilizado para a construção do novo Centro de Saúde de Ponta Grossa, iniciativa que está atualmente em fase de desenvolvimento de projeto”.
“A Prefeitura de Ponta Grossa informa que está elaborando um novo projeto para a construção do Mercado Municipal em uma nova área da cidade. A medida visa garantir a viabilidade e a adequação do empreendimento às necessidades da população. O terreno anteriormente destinado ao Mercado Municipal será utilizado para a construção do novo Centro de Saúde de Ponta Grossa, iniciativa que está atualmente em fase de desenvolvimento de projeto. A mudança atende ao planejamento estratégico da gestão, voltado à ampliação e qualificação dos serviços públicos oferecidos à comunidade”, detalhou a Prefeitura.
A Prefeitura não informou datas e prazos a respeito das obras do novo Mercado Municipal e do Centro Municipal de Saúde.
Promessa do novo Mercado Municipal é antiga

Desde o início do processo de licitação em 2015, a implantação do novo Mercado Municipal de Ponta Grossa tem sido marcada por atrasos e mudanças de planos. O anúncio oficial da obra ocorreu em maio de 2017, durante a gestão do então Prefeito Marcelo Rangel (PSD). Na ocasião, foi divulgado um investimento de R$ 70 milhões, com a empresa Tekla Engenharia responsável pela execução do projeto.
O primeiro prazo de conclusão foi estabelecido para outubro de 2018, porém não se concretizou. Novas datas foram anunciadas pelo ex-prefeito, sendo elas outubro de 2019 e, mais tarde, outubro de 2020. Contudo, em julho daquele ano a Prefeitura informou ter solicitado a rescisão do contrato com a Tekla Engenharia por conta do não cumprimento dos prazos. Além disso, a empresa recebeu uma multa de R$ 13 milhões.
Em agosto de 2021, já sob a administração da prefeita Elizabeth Schmidt, a Prefeitura anunciou um concurso para a escolha de um novo projeto arquitetônico, porque, segundo o executivo, o anterior estava desatualizado. Em dezembro daquele ano o projeto vencedor foi anunciado, com a expectativa de licitação da obra no primeiro trimestre de 2022 e inauguração em 2023.
Entretanto, até abril de 2023, o local onde seria construído o ‘Mercadão’ permanecia sem sinais de obras. Atualmente, em maio de 2025, dez anos após o início do primeiro processo de licitação, o projeto do novo Mercado Municipal permanece não concretizado.
Tekla foi multada, segundo a Prefeitura de PG
“Cabe destacar que a empresa anteriormente contratada para a obra do antigo mercado foi devidamente penalizada, com aplicação de multa e inscrição do débito em dívida ativa”, informou a Prefeitura.
(Com a colaboração de Levi de Brito Cantelmo, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Blog da Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Relembre o assunto
Anunciada em 2017, obra do Mercado Municipal de PG não saiu do papel – Mareli Martins
Prazo encerra e obras do Mercado Municipal de Ponta Grossa seguem inacabadas – Mareli Martins
Prefeitura de PG faz concurso para escolher projeto da obra do Mercado Municipal – Mareli Martins
Debate dos candidatos de PG: troca de farpas, ofensas e muitas críticas à saúde – Mareli Martins