Close
Destaque Paraná POLÍTICA Ponta Grossa

Prefeitura de PG anuncia grandes redes no Mercado da Família e não menciona pequenos comerciantes

Prefeitura de PG anuncia grandes redes no Mercado da Família e não menciona pequenos comerciantes
  • Publishedagosto 13, 2025
Prefeitura de PG anuncia grandes redes no Mercado da Família e não menciona pequenos comerciantes.

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informou na quarta-feira (13) que mais uma grande rede de supermercados aderiu ao programa Mercado da Família. Além das redes Condor e Mufatto, agora também a Mariano Atacadista faz parte. No entanto, até o momento, nenhum estabelecimento de pequeno porte foi informado.

De acordo com a Prefeitura, este seria um dos grandes ganhos para o programa: “a participação de pequenos estabelecimentos de vilas”, o que facilitaria o acesso das famílias mais carentes, que não precisariam se deslocar até os mercados físicos então existentes, além de incentivar o comércio nos bairros e vilas.

O Portal Mareli Martins cobrou da Prefeitura a relação de estabelecimentos já conveniados e seus endereços, incluindo os pequenos comerciantes. A ideia era fazer uma arte, mostrando em quais pontos de Ponta Grossa eles estão. Mas, até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.

A nota que anuncia a adesão do Mariano Atacadista ao programa termina dizendo que “juntamente com as grandes redes, pequenos e médios comerciantes também podem se habilitar para participar do programa, que busca fomentar ainda mais a economia local e regional.”

Vale destacar que a Prefeitura tem feito questão de anunciar as grandes redes que fazem parte do Programa Mercado da Família, fazendo um tipo de “propaganda para as grandes redes”.

Resta esperar que a Prefeitura faça a mesma propaganda sobre os comerciantes de pequeno porte, localizados no bairro, se houver algum e, claro, se a Prefeitura aceitar os cadastros destes comerciantes, como disse que faria.

“Fomentar os pequenos comerciantes e promover o progresso da cidade é um dos principais pontos da defesa da terceirização do Mercado da Família”. Mas ao anunciar apenas os grandes estabelecimentos, a Prefeitura faz publicidade destes em detrimento das mercearias e mercadinhos dos bairros, que estão mais próximos da população atendida pelo programa. Ao mesmo tempo, castiga os beneficiados ao impedi-los de adquirir seus produtos nos pontos mais próximos de suas casas.

O Portal Mareli Martins segue com espaço permanece aberto para a Prefeitura de Ponta Grossa.

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *