Close
Destaque Paraná Ponta Grossa

“Crescimento populacional de Ponta Grossa reforça protagonismo da cidade no estado”, diz presidente do Iplan

“Crescimento populacional de Ponta Grossa reforça protagonismo da cidade no estado”, diz presidente do Iplan
  • Publishedagosto 29, 2025
“O crescimento da nossa população reforça o protagonismo de Ponta Grossa no cenário estadual. Mas, junto com esse avanço, surgem responsabilidades”, afirmou o presidente do Iplan. (Foto: Divulgação)

Ponta Grossa vive um momento de expansão demográfica e econômica que a consolida como uma das principais cidades do Paraná. Com estimativas que apontam para uma população de 375.632 habitantes em 2025, o município registra um crescimento expressivo de 15% entre 2010 e 2022, e de 5% entre 2022 e hoje, segundo dados do IBGE.

Esse avanço coloca a cidade como a quarta mais populosa do estado e a nona da Região Sul do Brasil.

O Portal Mareli Martins conversou com o com o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Rafael Gustavo Mansani, sobre os principais desafios que este crescimento traz.

Para Mansani, o aumento populacional, traz consigo uma série de responsabilidades e desafios para o poder público. Segundo ele, o principal objetivo da gestão é garantir que esse crescimento ocorra de forma equilibrada, com investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde e educação.

“O crescimento da nossa população reforça o protagonismo de Ponta Grossa no cenário estadual. Mas, junto com esse avanço, surgem responsabilidades”, afirma.

Para atender à nova demanda urbana, a prefeitura tem executado obras de mobilidade, como a implantação de novos binários e pavimentações em diversos bairros. Na área da saúde, o diretor do Iplan destaca a modernização das unidades e a adoção de ferramentas digitais para agilizar o atendimento. Já na educação, o município vem ampliando a rede com a construção de novas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O Plano Diretor revisado pelo Iplan é apontado como um dos pilares para garantir o crescimento ordenado da cidade. Com regras mais modernas e ágeis, o documento orienta políticas públicas voltadas à habitação, transporte e desenvolvimento urbano. “Estamos planejando Ponta Grossa para o futuro”, destacou o presidente do Iplan.

Para ele, o crescimento populacional também é reflexo direto do ambiente econômico favorável. “Nos últimos anos, Ponta Grossa atraiu grandes investimentos industriais, fortaleceu o setor de serviços e impulsionou o agronegócio e a inovação. Esse cenário tem gerado empregos e melhorado a qualidade de vida, fatores que atraem novas famílias para o município”, afirmou.

Outro destaque é o avanço na desburocratização, com medidas como o Decreto nº 25.600, que facilita a abertura de empresas e estimula o empreendedorismo. “Esse ambiente favorável faz de Ponta Grossa uma cidade que acolhe novos moradores e garante condições para que eles se desenvolvam”, pontua Mansani.

Com foco no desenvolvimento sustentável, segundo ele, a gestão municipal busca equilibrar crescimento urbano com qualidade de vida. “Nosso compromisso é fazer com que o crescimento seja acompanhado de desenvolvimento sustentável e oportunidades para todos”, apontou o Rafael Mansani.

Com o crescimento de 5% nos últimos três anos, a previsão é de novamente termos 15% mais população entre um censo e outro. Assim, Ponta Grossa, que já se destaca como polo universitário e industrial, agora enfrenta o desafio de transformar o crescimento populacional em progresso social e urbano, mantendo o ritmo de expansão sem perder de vista a inclusão e o bem-estar da população.

Leia também

Prefeita Elizabeth destaca crescimento da população de Ponta Grossa: cidade cresceu 5% em três anos – Mareli Martins

Ponta Grossa tem 375.632 habitantes, segundo IBGE – Mareli Martins

Paraná segue com a quinta maior população do país, aponta IBGE – Mareli Martins

 

Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *