Aliel Machado vota a favor da PEC da Blindagem para dificultar investigação contra parlamentares


O deputado Aliel Machado (PV) votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta e barra investigação contra parlamentares, também chamada de ‘PEC da Blindagem’. Aliel é representante de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais na Câmara Federal.
O Portal Mareli Martins questionou o deputado sobre os motivos que o levaram a votar a favor de um projeto que impede que políticos com mandato sejam investigados, mas o deputado não respondeu até o fechamento da reportagem. A assessoria do deputado Aliel Machado também não respondeu.
Dos 30 deputados da bancada do Paraná, 21 votaram a favor da PEC da Blindagem, 8 votaram contra e um deputado faltou durante a votação. (Veja a lista completa no final do texto)
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em 1º turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem. O texto amplia as proteções legais para parlamentares, ao dificultar a prisão e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.
Foram 354 votos a favor e 134 contra. A matéria foi incluída na pauta do plenário após reunião de líderes na manhã desta terça-feira (16). Também foi anunciado o novo relator indicado por Hugo nesta terça, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA).
A PEC da Blindagem visa restringir a prisão em flagrante de parlamentares e prevê a necessidade de aval do Legislativo para abertura de ações penais contra congressistas, ressuscitando um trecho da Constituição de 1988. O texto prevê ainda prazo de 90 dias para o Legislativo analisar a licença prévia para a prisão e a abertura de processos criminais. Ainda no fim da sessão, os deputados aprovaram na madrugada desta quarta-feira (17) um destaque – sugestão de alteração – que retirou da PEC da Blindagem a previsão de votação secreta para autorizar a abertura de processos contra parlamentares.
Veja os votos da Bancada do Paraná
SIM – 21 ( a favor de impedir a investigação de parlamentares)
- Aliel Machado (PV-PR)
- Beto Richa (PSDB-PR)
- Del. Matheus L. (União-PR)
- Diego Garcia (Republicanos-PR)
- Dilceu Sperafico (PP-PR)
- Felipe Francischin (União-PR)
- Filipe Barros (PL-PR)
- Geraldo Mendes (União-PR)
- Giacobo (PL-PR)
- Luisa Canziani (PSD-PR)
- Padovani (União-PR)
- Paulo Litro (PSD-PR)
- Pedro Lupion (PP-PR)
- Reinhold Stephanes (PSD-PR)
- Ricardo Barros (PP-PR)
- Rodrigo Estacho (PSD-PR)
- Sargento Fahur (PSD-PR)
- Sergio Souza (MDB-PR)
- Tião Medeiros (PP-PR)
- ToninhoWandscheer (PP-PR)
NÃO – 8 (contra impedir que parlamentares sejam investigados)
- Carol Dartora (PT-PR)
- Lenir de Assis (PT-PR)
- Tadeu Veneri (PT-PR)
- Welter (PT-PR)
- Luciano Alves (PSD-PR)
- Luciano Ducci (PSB-PR)
- Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR)
- Luiz Nishimori (PSD-PR)
-
- Ausente – Zeca Dirceu – PT-PR
Veja todos os votos