Após abertura da UPA Oficinas, UPA Santana será fechada em Ponta Grossa


A Prefeitura de Ponta Grossa lançou nesta semana a pedra fundamental para a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oficinas.
A obra será onde hoje funciona a Secretaria de Serviços Públicos, na rua Franco Grilo, com um investimento de cerca de R$ 10 milhões, exclusivamente com recursos próprios da administração municipal.
No entanto, circula a informação de que com a abertura da UPA Oficinas, a UPA Santana será fechada.
O Portal Mareli Martins questionou a Prefeitura de Ponta Grossa e órgão confirmou a transferência dos serviços da UPA Santana para a UPA de Oficinas, ou seja, de fato a unidade será fechada, pelo menos enquanto atendimento de UPA.
Inaugurada em 14 de março de 2021, a UPA Santana funciona no prédio que já abrigou a Maternidade Santana e o Hospital Unimed. A UPA Santana já apresentou diversos problemas na estrutura, sendo alvo de auditoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e ficou por muito tempo sem credenciamento no Ministério da Saúde porque não tinha credenciamento como UPA. Inicialmente foi inaugurada para atender os pacientes da Covid-19 em 2021.
Relembre a auditoria da Sesa: Estado aponta irregularidades na UPA Santana e no Pronto Socorro – Mareli Martins
Questionada pelo Portal Mareli Martins, a Prefeitura informou que “o espaço não comporta uma UPA moderna e, por isso, terá sua utilidade redirecionada para outras atividades na área da saúde”.
A resposta da Prefeitura ao questionamento do Portal Mareli Martins foi bastante sucinta: “As instalações que não comportam todos os serviços de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vão ser reutilizadas em outros serviços de saúde da Prefeitura de Ponta Grossa. Além disso, toda a equipe médica que hoje atua na UPA Santana irá atender na nova UPA Oficinas.”
Em outras palavras, o Poder Executivo confirmou o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento do Centro da cidade tão logo a UPA Oficinas esteja funcionando. Tal atitude pode precarizar ainda mais o já insuficiente atendimento médico para boa parte da população de Ponta Grossa.
A decisão gera questionamentos, já que se trata de um espaço que anteriormente suportou serviços hospitalares de grande porte e complexidade. A indagação que fica é por que o local não tem capacidade para uma Unidade de Pronto Atendimento se serviu para ser hospital e maternidade? E se até agora serviu como UPA? Ou pelo menos a Prefeitura colocou o local como UPA, então não servia para isso?
Sobre a nova UPA de Oficinas
Com mais de 1.000 metros quadrados, a UPA Oficinas terá consultórios médicos, sala de triagem, além de espaços preparados para exames e procedimentos, trazendo melhorias estruturais e tecnologia de ponta para a rede de atendimento. A construção será em estrutura pré moldada, garantindo rapidez na execução.
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância do investimento para a população local, especialmente para os moradores da região das Oficinas. “Esta é uma obra que vai mudar a realidade da saúde para quem vive nessa região, com estrutura moderna e inovadora, assim como foi com a UPA de Uvaranas”, afirmou.
Com a colaboração de Eder Carlos Wehrholdt, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Portal Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).