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Problemas na BR 376: secretário de Infraestrutura diz que ANTT deve fiscalizar e aplicar sanções

Problemas na BR 376: secretário de Infraestrutura diz que ANTT deve fiscalizar e aplicar sanções
  • Publishedoutubro 21, 2025
Problemas na BR 376: secretário de Infraestrutura diz que ANTT deve fiscalizar e aplicar sanções.

Questionado pelo Portal Mareli Martins sobre a situação precária da BR 376, especificamente na rodovia do Café, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, disse que “a responsabilidade pela fiscalização é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”. A declaração do secretário ocorreu nesta terça-feira (21), após denúncias sobre problemas de estrutura na rodovia.

A situação da BR-376, a Rodovia do Café, está precária, principalmente nos trechos entre Ponta Grossa e o Norte do estado. Falta manutenção por parte da concessionária CCR PRvias (antiga Rodonorte), que começou a cobrar os pedágios sem deixar as rodovias com condições adequadas, como previa o contrato.

A BR-376 está cheia de buracos, sem sinalização e com trechos perigosos. Mesmo assim, a ANTT autorizou a cobrança.

A Rodonorte foi uma das empresa que confessou corrupção no modelo anterior de pedágios.

Vale lembrar que o modelo de pedágios foi firmado em conjunto entre os governos de Lula (PT) e de Ratinho Jr (PSD), ou seja, pelos governos federal e estadual.

“Todos podem e devem cobrar, os cidadãos, a imprensa, os deputados e os governos, essa é uma rodovia federal, seria o governo federal, mas vamos cobrar. No entanto, a responsabilidade de aplicar as sanções é da ANTT, responsabilidade de fiscalização e vistoria. São eles que aplicam as sanções por lei, tenho certeza de que a ANTT vai se posicionar”, disse o secretário Sandro Alex.

O Portal Mareli Martins fez questionamentos ao secretário Sandro Alex sobre a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Logística, levando em conta que o contrato foi firmado entre os governos federal e estadual.

Sempre estamos cobrando a ANTT e nós também fazemos cobranças, mas nós não cobramos a empresa e sim a ANTT, que é responsável por fiscalizar e aplicar as sanções”, declarou o secretário.

Nesta semana o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) denunciou a cobrança irregular de pedágio e pediu fiscalização por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Os usuários confiam nas agências reguladoras como se elas estivessem fiscalizando. Mas o que vemos é um verdadeiro caos. Quando chove, a pista fica sem visibilidade e há risco constante de acidentes”, alertou o deputado Romanelli.

O deputado Romanelli explicou que “o contrato firmado com a concessionária CCR PRVias Motiva previa uma série de obrigações antes do início da cobrança da tarifa, como pavimento em boas condições, ausência de buracos, sinalização vertical e horizontal adequada, além da limpeza das áreas das praças de pedágio”.

Nenhum desses requisitos, segundo ele, foi cumprido.

E os deputados de Ponta Grossa? Por qual motivo não denunciaram a situação?

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, com os deputados estaduais Mabel Canto (PP) e Marcelo Rangel (PSD), todos do mesmo grupo.

É preciso registrar, que o deputado Romanelli não é de Ponta Grossa e mesmo assim denunciou a situação, algo que deveria ter sido feito pelos deputados de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSD) e Mabel Canto (PP), que são do mesmo grupo e integram o grupo de apoio do governador Ratinho Jr.

Este é um entre tantos exemplos que mostra a falta de bons representantes que a cidade de Ponta Grossa enfrenta.

Somente após a denúncia feita por Romanelli, os deputados de Ponta Grossa se manifestaram, ou seja, pegaram carona na reclamação e no discurso feito por Romanelli, que também enviou um pedido de explicações para a ANTT.                         E por se tratar de um modelo de pedágio feito entre os governos federal e estadual, o deputado federal Aliel Machado (PV) também tem o dever de cobrar o governo federal.

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