Portal Mareli Martins recebe homenagem da Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa

O Portal Mareli Martins teve seu trabalho reconhecido pela Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. O portal completou 10 anos em maio de 2025. A moção de aplauso foi um pedido do vereador Ricardo Zampieri (PL), mas contou com aprovação dos 19 vereadores. A homenagem foi entregue nesta quarta-feira (5).
Segundo o vereador Ricardo Zampieri, a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho do Portal Mareli Martins.
“A jornalista Mareli Martins faz um trabalho independente e profissional e o portal completou dez anos. Nós sabemos que é difícil trabalhar de forma independente, então acho que é papel da Câmara reconhecer e apoiar jornalistas como a Mareli”, disse Ricardo Zampieri.
O vereador destacou que muitas vezes os próprios vereadores ficam incomodados com as matérias da jornalista, mas que é preciso apoiar o jornalismo independente.
“Eu admiro a Mareli, conheço ela desde o tempo que ela era ainda acadêmica de jornalismo, lembro que trouxemos o Bolsonaro em Ponta Grossa e ela fez muitas preguntas difíceis pra ele. Aqui alguns vereadores nem sempre gostam das matérias delas e ficam incomodados. Mas hoje a Câmara está reconhecendo a importância desse jornalismo sério, imparcial e independente, exercido pela Mareli Martins, por meio do Portal Mareli Martins”, afirmou Ricardo Zampieri.
Para a jornalista Mareli Martins, o reconhecimento da Câmara dos Vereadores é sinal de que eles entenderam a importância do jornalismo livre.
“Fico muito feliz com a homenagem, agradeço ao Ricardo Zampieri e a todos vereadores, pois foi uma moção de todos os vereadores. Esse reconhecimento mostra que os vereadores entenderam que o jornalismo livre é necessário, mesmo que os temas sejam espinhosos para muitos dos próprios vereadores. Só tenho a agradecer pela compreensão que a Câmara dos Vereadores teve com o nosso trabalho”, disse a jornalista Mareli Martins.
Os dez anos do Portal Mareli Martins
Desde 2015, a missão do Portal Mareli Martins é clara: disponibilizar um canal de informação diferenciado, independente, sem amarras políticas, com o compromisso de relatar a notícia com responsabilidade e profissionalismo. O jornalismo livre e independente possibilitou ao portal abordar temas e discussões que muitas vezes eram silenciados.
Inicialmente focado em Ponta Grossa, o Portal ampliou sua abrangência, sempre mantendo essa premissa de ser um espaço para a produção jornalística livre de amarras de grupos políticos e setores dominantes. Trilhar esse caminho da liberdade e da independência não é e nunca foi fácil.
As dificuldades são inerentes a um trabalho que se recusa a ser ditado por qualquer um e, enfrentar grupos que tentam impor suas regras, sejam políticos, empresários ou as grandes mídias, é uma constante. Essa liberdade editorial nos permitiu e, permite até os dias de hoje, cobrir os fatos com seriedade e, por vezes, de maneira descontraída também. Seja com um tom mais sério ou de humor, o foco continua o mesmo, informar sem pautar ideologias ou interesses alheios.
O Portal também se consolidou como um canal direto entre os mais diversos setores da sociedade e a população. Estabelecemos uma relação de confiança com nossos leitores, que nos procuram diversas vezes para fazer denúncias, buscar esclarecimentos ou solicitar apoio em divulgações. Cada mensagem recebida, pedido de ajuda ou sugestão reforça nosso objetivo de ser um porta-voz ativo das necessidades da sociedade.
No mundo atual, a informação circula em alta velocidade e nem sempre com o rigor necessário. No cenário em que nos encontramos hoje, o jornalismo político de qualidade se reafirma como um pilar essencial para a democracia. É através dele que fatos são contextualizados e o debate público é realizado em bases sólidas.
Em períodos de decisão, como nas eleições, uma cobertura jornalística independente, comprometida e séria possui o papel de informar os eleitores permitindo assim que eles exerçam seu direito de escolha de forma consciente e informada. Nós do Portal temos ciência disso e, acreditamos que o trabalho feito durante todos esses anos corresponde ao que se espera de um jornalismo de qualidade.
Foi com essa premissa que o Portal se dedicou, ao longo de 10 anos, a cobrir os momentos mais cruciais da política brasileira. Desde 2016, passando pelas eleições de 2018, 2020, 2022 e por fim em 2024, estivemos presentes para destrinchar cenários, analisar propostas e apresentar os perfis dos candidatos.
Em períodos de polarização, a imparcialidade se faz necessária. O compromisso do Blog nunca foi o de tomar partido, mas sim de fornecer informações contextualizadas, para que assim o leitor pudesse formar sua opinião de forma autônoma. Embora a abordagem do portal muitas vezes representa um desafio para os políticos, a credibilidade do Blog é tal que os próprios agentes públicos, reconhecendo a importância, frequentemente concedem entrevistas.
Vale apontar também que em 2024, o trabalho realizado pelo portal foi reconhecido no meio acadêmico e científico. O Portal foi destaque na dissertação de mestrado da jornalista Amanda Cristine Lima Crissi, apresentado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A pesquisa analisou a cobertura eleitoral da Eleição Geral para o Governo do Paraná em 2022, abrangendo 14 portais de notícias online de oito cidades dos Campos Gerais. A jornalista concluiu que de todos os veículos, o Blog da Mareli Martins é o único com produção autoral e independente. Para nós, essa pesquisa científica serviu para confirmar a importância do trabalho que é realizado dentro do portal.
Durante a última década, o Portal Mareli Martins se consolidou como o único livre, independente, autoral e questionador de Ponta Grossa e Campos Gerais. Nós seguimos em uma constante evolução, buscando sempre novas formas de entregar conteúdo de valor, mantendo a responsabilidade e o profissionalismo que nos trouxe até aqui.
O fato de que o Portal Mareli Martins permanece firme e forte após tanto tempo é a prova da força da informação livre e independente. Seguimos nos dedicando a ser um espaço de reflexão e aprofundamento, sem as amarras de ideologias e interesses alheios. O compromisso do portal é com as pessoas que nos lêem, e não com influências externas.




