Eleições 2026: Dr. Magno pretende disputar uma vaga na Câmara Federal

O médico e ex-vereador Magno Zanellato (Novo) pretende disputar o cargo de deputado federal nas eleições de 2026. A informação foi confirmada por ele ao Portal Mareli Martins.
Nas eleições de 2024, também pelo partido Novo, Magno disputou a prefeitura de Ponta Grossa e conquistou 7.438 votos (4,04 %).
Magno acredita que Ponta Grossa pode fazer mais cadeiras na Câmara Federal. “Nós queremos aumentar a representatividade da cidade, que hoje tem apenas um deputado federal (se referindo ao deputado Aliel Machado), pois o outro se elege e não assume, vira secretário (referência ao secretário Sandro Alex (PSD), que não assume os mandatos e vira secretário no Estado). E acredito que é possível eleger três ou quatro cadeiras para Ponta Grossa na Câmara Federal”, afirmou o pré-candidato.
Magno Zanellato destacou a forma de atuação que defende: “temos que sair da passividade e partir para ação”.
“Partido Novo local não indicou a secretária de Indústria da Prefeitura, foi indicação da prefeita”, diz Magno
Magno Zanellato falou sobre a polêmica nomeação de Faynara Merege (Novo), como secretária Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço de Ponta Grossa.
Segundo ele, o partido Novo da cidade jamais a indicaria para o cargo. “Nós jamais fizemos essa indicação e jamais faríamos. Ela foi indicada pela prefeita Elizabeth e pelo diretório estadual e nós do Novo de Ponta Grossa não concordamos com essa indicação”, declarou Zanellato.
A nomeação de Faynara gerou polêmica e discussão entre o partido local. Integrantes do Novo afirmaram ao Portal Mareli Martins que a indicada “tem personalidade narcisista, comportamento arrogante e individualista” e que tais características não condizem com a linha defendida pelo Partido Novo, principalmente em Ponta Grossa.
Prefeita descumpriu documento assinado quando Novo deu apoio no 2º turno
Magno Zanellato declarou ao Portal Mareli Martins que a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) descumpriu ações de gestão que teriam sido assinadas em um documento, durante formalização do apoio do Novo para a candidata no 2º turno das eleições de 2024.
“Nós não exigimos nada, não tinha contrapartida nenhuma. A única coisa que pedimos a ela, por meio de um documento, foi uma boa gestão, uma gestão com enxugamento da máquina, com redução de gastos, com carga tributária baixa para a população. E a prefeita descumpriu tudo, pois não colocou isso em prática”, afirmou.
Com experiência na saúde pública, Magno nunca foi chamado para colaborar na gestão de Elizabeth
Médico respeitado em Ponta Grossa e no Paraná, na área de pneumologia, Dr. Magno disse ao Portal Mareli Martins que esperava participar e colaborar com a gestão da Saúde, mas em nenhum momento foi chamado pela prefeita Elizabeth.
“Ela não abriu a porta pra nós, não nos chamou pra conversar e eu realmente acho que poderia ajudar na gestão da saúde, pois conheço e trabalho nesta área. Não se trata de cargo, isso eu nunca quis, mas poderia colaborar para melhorar a gestão da Saúde na cidade. A prefeita chamou gente de fora, mas nós não fomos chamados”, lamentou.
Dr. Magno criticou a participação do PT na gestão de Elizabeth. “Não queríamos o PT ou gente ligada ao PT na gestão, mas o deputado Aliel que se elegeu na federação do PT tem cargos na prefeitura e influencia na gestão”.
Eleições disputadas por Dr. Magno
2016 (PDT)- vereador eleito – 1.750 votos (0.98%)
2018 – (PDT)- deputado estadual – 6.291 votos (3,68%)
2020- (PDT)- vereador não reeleito – 1.293 votos (0,80%)
2022- (PTB) – deputado federal – 6.150 votos (0,10%)
2024 – (Novo) – prefeito de Ponta Grossa – 7.438 (4,04 %)




