Close
alep Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA

Governo de Ratinho Jr diz que PT ressuscitou áudios da Sanepar: “pauta velha e sem fato novo”

Governo de Ratinho Jr diz que PT ressuscitou áudios da Sanepar: “pauta velha e sem fato novo”
  • Publisheddezembro 29, 2025
Governo de Ratinho Jr diz que PT ressuscitou áudios da Sanepar: “pauta velha e sem fato novo”. (Foto: AEN)

Questionado pelo Portal Mareli Martins sobre as denúncias envolvendo um suposto vazamento de áudios na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que teria sido utilizado para financiar a campanha eleitoral do governador Ratinho Jr. em 2022, o Governo de Ratinho Jr (PSD) afirmou que o PT “ressuscitou uma pauta velha”.

Além disso, segundo o governo, “o PT não trouxe nenhum fato novo” e apenas “tenta manchar a imagem do governador Ratinho Jr”.

“A denúncia ressuscitada pelo PT do Paraná é antiga e foi objeto de apuração tanto da Sanepar, que colaborou com os órgãos de fiscalização, como do próprio Ministério Público do Estado. Trata-se, portanto, de pauta velha, sem fato novo”, afirmou o Governo do Paraná.

Por outro lado, o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Arilson Chiorato (PT), defende a necessidade de apuração judicial dos fatos.

Os pedidos de apuração junto à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) foram assinados pelos deputados Arilson, que preside o PT-PR, e Requião Filho (PDT). As representações solicitam a instauração de procedimentos para verificar possíveis crimes eleitorais e administrativos, além da adoção das medidas previstas em lei.

Além das representações, protocolaram requerimento de informações à Casa Civil, com base na Lei de Acesso à Informação. O pedido solicita dados sobre contratos, nomeações, exonerações e providências adotadas pelo governo diante das denúncias envolvendo a Sanepar.

Deputados acionam Polícia Federal e Ministério Público pra apurar denúncia de corrupção na Sanepar

 

Oposição quer investigação sobre áudios. Foto: Orlando Kissner/Alep

Os deputados Requião Filho (PDT) e Arilson Chiorato (PT) acionaram a Polícia Federal e o Ministério Público do Paraná para apurar denúncias de corrupção envolvendo o Governo do Estado e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Requião Filho explica que, se confirmadas, as denúncias podem configurar crimes de concussão, peculato e corrupção passiva. Diante da gravidade, os deputados estão cobrando respostas concretas e atuação imediata da Casa Civil e de órgãos de fiscalização. Além do MPPR e a PF, também devem ser acionados o Tribunal de Contas (TCE-PR), o Ministério Público Federal (MPF), a Agepar e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“São estarrecedoras as denúncias de corrupção e Caixa 2 envolvendo a Sanepar e o governo do Estado. Nós queremos chegar ao fundo desse escândalo. Queremos saber o que diz o Ministério Público, o que diz a Polícia Federal, o que diz a Justiça Eleitoral. Temos que passar isso a limpo. E se forem verdadeiras as denúncias, os culpados devem ir para a cadeia. Não queremos uma mancha dessa no nosso Paraná”, destaca Requião Filho.

Investigação* – No pedido de informações, os deputados exigem transparência total nas investigações, com a entrega integral de contratos e atos de nomeação. Além disso, solicitam o encaminhamento imediato dos áudios e documentos às autoridades para abertura de investigação criminal.

Requião Filho defende que o silêncio das instituições diante de provas tão robustas agrava a crise de confiança pública e exige uma punição exemplar dos responsáveis.

Deixe uma resposta