Close
Destaque Paraná POLÍTICA Ponta Grossa Utilidade pública

Protesto contra água ‘podre’ da Sanepar deve reunir multidão em Ponta Grossa nesta quarta (25)

Protesto contra água ‘podre’ da Sanepar deve reunir multidão em Ponta Grossa nesta quarta (25)
  • Publishedfevereiro 24, 2026
Protesto contra água ‘podre’ da Sanepar deve reunir multidão em Ponta Grossa nesta quarta (25). (Fotos: Sanepar e Reprodução Redes Sociais)

A população de Ponta Grossa fará um protesto nesta quarta-feira (25), às 13h30, em frente à sede da Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar), na rua Balduíno Taques, 1150, Centro. O povo vai protestar contra á água que está chegando nas torneiras com gosto e cheiro ruins, além das tarifas abusivas.

Diante da omissão dos deputados estaduais, Marcelo Rangel (PSD) e Mabel Canto (PP), ambos da base do governo de Ratinho Jr (PSD), que também segue em silêncio, só resta para o população, o protesto. Também seguem calados o Ministério Público, a Prefeitura de Ponta Grossa e a Câmara dos Vereadores.

Água potável deve ser inodora, insípida e incolor, como informado pela Portaria GM/MS nº 888/2021, que regulamenta a qualidade da água no Brasil. Quando ela apresenta sabor ou odor, geralmente há presença de substâncias ou agentes fora do padrão.

O deputado Marcelo Rangel (PSD) e vice-líder do governo de Ratinho na a Assembleia Legislativa do Paraná, diz no seu programa de rádio “que a Sanepar é a melhor do mundo” e quando foi prefeito de Ponta Grossa tentou prorrogar o contrato com a Sanepar por 60 anos (30 anos, com renovação de mais 30 anos).  E sendo um um fiel bajulador de Ratinho Junior, também, se omite em relação à Sanepar.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) prorrogou o contrato com a Sanepar até 2048, sem apresentar um novo contrato sem deixar claro para a cidade o que a cidade ganhou com isso, informação que foi esclarecida pela prefeita ao Portal Mareli Martins, durante entrevista no dia 15 de janeiro de 2026: “não tem novo contrato”, disse a prefeita.

Sem deputados para cobrar o governador e a Sanepar, sem vereadores, eficientes, sem prefeitura que exija um serviço de qualidade da Sanepar, sem órgão fiscalizador, pois a Agepar não cumpre seu papel, a saúde da população segue em risco.

Os acionistas da Sanepar lucram e continuam rindo da cara da população.

Entrevista? Negada ao Portal Mareli Martins.

Motivo? Não querem explicar. Não querem ser questionados.

Então, só resta ao povo o que há de mais legítimo na democracia: a manifestação popular!

 

Sobre a organização do protesto

O Portal Mareli Martins tentou localizar os organizadores do protesto para buscar outros detalhes e informações. Aparentemente existe uma intenção ou um objetivo, não se sabe o motivo, de que não sejam revelados os nomes dos organizadores, até o momento do ato. No entanto, desde o início da divulgação do protesto, tudo começou por professores e alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Talvez por algum receio de perseguição ou por algum outro motivo. Sendo assim, não vamos mencionar os professores e cursos envolvidos. Mas constatamos que é uma manifestação legítima e sem envolvimento de políticos ou de partidos políticos.

Informações sobre o protesto

Matérias relacionadas

Água podre em Ponta Grossa: Ratinho Jr e deputados aliados seguem em silêncio – Mareli Martins

Sanepar foge de entrevista para não responder sobre água com gosto e cheiro ruins e tarifas abusivas – Mareli Martins

População denuncia faturas da Sanepar com valor dobrado ou muito alto – Mareli Martins

População denuncia que Sanepar dobrou o valor da conta de água – Mareli Martins

Mesmo com ‘gosto e cheiro’, Sanepar diz que ‘água não faz mal à saúde’ – Mareli Martins

Poluição na Represa do Alagados pode ser a causa dos microcrustáceos que chegaram às torneiras em Ponta Grossa”, diz professor da UEPG – Mareli Martins

Poluição na Represa do Alagados pode ser a causa dos microcrustáceos que chegaram às torneiras em Ponta Grossa”, diz professor da UEPG – Mareli Martins

MP-PR abre inquérito para investigar caso dos microcrustáceos na água em Ponta Grossa – Mareli Martins

Prefeitos de PG tentaram manobrar renovação com Sanepar desde 2015 – Mareli Martins

Deixe uma resposta