Beto Richa deixa o cargo para concorrer ao Senado e Cida Borghetti assume o Governo do Paraná


O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), deixou oficialmente o cargo nesta sexta-feira (6). Uma sessão solene que ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, marcou a posse de Cida Borghetti (PP) como governadora do Paraná. Além da cerimônia de transmissão de cargo, no Palácio Iguaçu. Beto Richa renunciou para que possa concorrer a uma vaga no Senado Federal do Brasil. Ele já havia anunciado a saída, em 26 de março.
Com isso, Cida se torna a primeira mulher na história a ocupar em definitivo o comando do Estado. Antes, apenas a vice-governadora Emília Belinati havia assumido o posto na gestão de Jaime Lerner, mas interinamente e de forma esporádica, não em definitivo.
Em seu discurso, Cida destacou o fato de ser a primeira mulher a comandar o Paraná em definitivo. “É uma honra ser a primeira mulher a assumir esse cargo”, declarou. Cida Borghetti.
A governadora falou em diálogo. “Nós vamos dialogar com a pessoas. Vamos fazer muito nestes nove meses”.
Cida Borghetti
Cida é empresária, formada em administração pública, com especialização em Políticas Públicas. Foi deputada federal e deputada estadual por dois mandatos consecutivos. Atualmente, é a coordenadora das relações do Paraná com a bancada federal e com o Governo Federal.
É casada com o ex- ministro da Saúde, deputado federal Ricardo Barros (PP), e tem uma filha, Maria Victória Borghetti Barros (PP), que é deputada estadual.