Tarifa de ônibus fica mais cara em Ponta Grossa a partir de 1º de agosto


A tarifa do transporte coletivo de Ponta Grossa ficará mais cara a partir de 1º de agosto de 2025, conforme a Prefeitura de Ponta Grossa. O novo valor para o usuário será de R$ 5 (atualmente o usuário paga R$ 4). No entanto, a Prefeitura repassa recursos públicos para a Viação Campos Gerais (VCG), responsável pela concessão do transporte, para completar o valor da tarifa técnica. Esta tarifa técnica tem oscilação de valores, mas já chegou a R$ 7,43. Essa diferença é paga com o subsídio para a VCG.
Se a tarifa técnica for R$ 7,43, por exemplo, isso significa que o usuário paga R$ 4 e a Prefeitura repassa o restante, R$ 3,43, por meio do subsídio. Dessa forma, o transporte público hoje é totalmente custeado pela população de Ponta Grossa, incluindo quem não utiliza o transporte coletivo.
Para amenizar o impacto do aumento da tarifa para o usuário, a Prefeitura anunciou que aos domingos os valor será de R$ 2, na chamada “tarifa domingueira”.
A Prefeitura de Ponta Grossa falou sobre os 25 novos ônibus da VCG, dando entender que isso é justificativa para o aumento da tarifa. Mas vale lembrar que somente com os valores alto em subsídio repassados para a VCG, já seria possível pagar essa conta.
Prefeitura repassou mais de R$ 76 milhões para VCG entre 2024 e 2025
O Portal Mareli Martins apurou que a Prefeitura de Ponta Grossa repassou para a VCG, em forma de subsídio, R$ 76.873,260,93 (setenta e seis milhões, oitocentos e setenta e três mil e noventa e três), entre os anos de 2024 (abril) até 2025 (junho).
Veja os repasses da Prefeitura para a VCG por ano:
2023: R$ 28.2o4.756,60
2024: R$ 30.495,171,58 (superou os R$ 28 milhões inicialmente aprovados pela Câmara dos Vereadores).
2025: R$ 18.173.332,75
TOTAL (2023, 2024,2025)= 76.873,260,93
Veja os repasses
População reclama de superlotação e retirada de linhas
Para a VCG o transporte como “negócio” vai muito bem, mas o mesmo não ocorre para os usuários que reclamam de diversas situações, como superlotação, falta de segurança e retirada de linhas.
O Portal Mareli Martins conversou com alguns usuários de ônibus e eles relataram muitos problemas. A moradora do Núcleo Cristo Rei, Tatiana Silva de Lima, disse que a atual gestão retirou linhas do núcleo e isso tem obrigado muitos trabalhadores a esperar mais de uma hora para voltar pra casa.
“A prefeitura retirou alguns horários do nosso ônibus, eu saio do trabalho e espero mais de uma hora pra poder entrar no ônibus e ir embora e isso é porque tiram um horário que tinha antes. Acho isso um desrespeito com o povo e principalmente com os trabalhadores”, disse.
João Ribeiro, mora no Santa Paula, ele conta que a Prefeitura retirou a linha Santa Paula/Terminal da Nova Rússia e isso tem causado transtorno. “Agora eu tenho que sair uma hora mais cedo para o trabalho, pois tenho que ir até o terminal Central e pegar um ônibus que chega à Nova Rússia, sendo que antes tinha um ônibus que saía do Santa Paula e fazia o trajeto direto para o Terminal da Nova Rússia. Aí eu pergunto para a prefeitura por qual motivo dificultam a vida das pessoas?, questionou.
Todos os entrevistados reclamaram da lotação. “Todo mundo sabe quais são os horários de pico e isso faz tempo e sempre foi lotado e está pior, seja pra ir trabalhar ou para voltar pra cada. Se a VCG sabe os horários que são mais lotados, não deveriam colocar mais veículos nesses horários? De manhã, na hora do almoço e a tarde, nós sofremos muito com a lotação, fora falta de segurança, homens que ficam se esfregando nas mulheres (um tipo de assédio”, relatou Marisa Teixeira, moradora de Uvaranas.
Sobre a tarifa que vai aumentar de R$ 4 para a R$ 5, foi grande o descontamento. “Eu podia pagar cinco reais se a qualidade fosse correspondente ao valor, mas o serviço é péssimo e caro”, disse Pedro Luiz Correia, morador do Núcleo Santa Mônica.
Para Darci dos Santos, o valor atual já era caro. “Quatro é muito e cinco é demais! Tinham é que diminuir o valor ou, pelo menos, melhorar o serviço, que é horrível. E seria interessante que a cidade saísse da mão da VCG e a prefeitura colocasse mais empresas no transporte. Talvez com a concorrência, poderemos ter um transporte melhor e mais barato”.
O contrato com a VCG deveria ter encerrado em junho de 2023, mais a Prefeitura de Ponta Grossa não fez a licitação e prorrogou com a VCG. Foram três prorrogações com a VCG desde que o contrato venceu (2023, 2024, 2025) e pelo jeito, virão outras prorrogações!