Close
Brasília Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro critica pré-candidatos bolsonaristas, Tarcísio e Ratinho Jr, por fala sobre tarifaço

Eduardo Bolsonaro critica pré-candidatos bolsonaristas, Tarcísio e Ratinho Jr, por fala sobre tarifaço
  • Publishedjulho 28, 2025
Eduardo Bolsonaro critica pré-candidatos bolsonaristas, Tarcísio e Ratinho Jr, por fala sobre tarifaço.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou neste domingo (27) o governador do Paraná e pré-candidato bolsonarista à Presidência, Ratinho Jr. (PSD), por minimizar a relação entre as tarifas impostas pelos Estados Unidos e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita pelo congressista em publicação no X (ex-Twitter). Antes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também foi criticado. Ratinho Jr é um dos governadores que sempre declarou apoio ao ex-presidente Bolsonaro e Tarcísio integrou o governo do ex-presidente.

A manifestação foi feita depois da fala de Ratinho Jr. durante o evento Expert XP. Na ocasião, o governador declarou: “O Bolsonaro não é mais importante do que a relação entre o Brasil e os Estados Unidos”. 

Em resposta, Eduardo Bolsonaro citou mensagens e entrevistas do presidente norte-americano, Donald Trump, em que o republicano relaciona diretamente as medidas ao ex-presidente e seus apoiadores. “Ignorar estes fatos não vai solucionar o problema, vai apenas prolongá-lo ao custo do sofrimento de vários brasileiros”, escreveu. “Imagino os americanos olhando para este tipo de reação e pensando: o que mais podemos fazer para estas pessoas entenderem que é sobre Jair Bolsonaro, seus familiares e apoiadores?”, disse.

Esta foi a segunda crítica pública do deputado a governadores aliados no mesmo dia. Horas antes, Eduardo já havia criticado o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), depois dele afirmar que buscaria diálogo com o setor produtivo paulista sobre o impacto das tarifas.

O QUE DISSE RATINHO JR

O governador paranaense foi questionado durante o painel sobre o que falta para o Brasil fechar um acordo comercial com os Estados Unidos. Em resposta, ele afirmou que o governo do Trump “não pegou o Brasil para discutir esse assunto” por causa de Bolsonaro e criticou o discurso de desdolarização da economia defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O Bolsonaro não é mais importante que a relação do Brasil e dos Estados Unidos. Claro que pode ter até um afeto ali entre os dois [Trump e Bolsonaro]“, declarou. Os EUA anunciaram tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.

Os EUA anunciaram tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros. Entram em vigor em 1º de agosto. Segundo Ratinho Jr., “falta alguém ir lá, sentar com os Estados Unidos, como fez o Canadá, como fez a Índia, como fez a China, como fez o México, e parar de falar de desdolarização do comércio”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *