vídeo Sem coletes balísticos, policiais civis restringem atividades

parana
Policiais também decidiram que por uma nova paralisação nos dias 19, 20 e 21 de setembro. (foto: Siclapol)

Cansados de aguardar pelas soluções prometidas pelo governo do Paraná, policiais civis da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa e da 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba, decidiram paralisar todas as atividades que necessitam de coletes balísticos.

Além disso, a categoria informou que não vai mais realizar o transporte de presos para as audiências de custódia, por que já foram contratados agentes nas cadeias públicas com essa função. Na prática, estas audiências consistem na garantia da rápida apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante.

Segundo o presidente do Sindicato das Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol-PR), Elter Taets Garcia, com os coletes vencidos, os profissionais não tem segurança e por isso as atividades foram suspensas. “Nós não podemos colocar a vida dos policiais em risco. Com não existe a segurança necessária, estas atividades foram interrompidas”, declarou.

Policiais também decidiram as datas para as novas paralisações, que serão nos dias 19, 20 e 21 de setembro. No último dia de paralisação haverá uma assembleia geral, que vai definir sobre uma possível greve da categoria em todo o Paraná.

O governador Beto Richa (PSDB) esteve em Ponta Grossa, no dia 10 de agosto, e foi questionado pelo Blog da Mareli Martins e pela Rádio T a respeito dos coletes balísticos. Primeiramente, Richa disse que as manifestações teriam origem política. “Na verdade existe uma animosidade com a associação dos delegados de polícia. Inclusive o representante foi muito agressivo em relação a mim. É uma questão política, eles sempre foram bem atendidos”, afirmou o governador.

Mas questionado novamente se realmente os coletes estão vencidos, o governador confirmou o problema, dizendo que um novo lote de coletes foi comprado. “Os coletes passaram pelo fabricante, foram recondicionados dentro das especificações técnicas. Um lote grande de coletes balísticos já foi comprado e os coletes estarão chegando nos próximos dias”, declarou o governador.

O problema é que, na prática, estes coletes ainda não foram entregues para as policias civis. De acordo com o Elter Garcia, parte dos coletes balísticos já foram devolvidos ao estado, por estarem vencidos. “Por enquanto são só palavras, mas os coletes ainda não chegaram. A maioria dos coletes estão vencidos desde 2014 e isso inviabiliza a prática policial, pois os policiais não vão colocar em risco a sua vida, até que sejam comprados outros coletes. Pelo menos 80% dos coletes já estavam vencidos desde 2014. E nós fizemos a devolução ao governo do estado e estamos aguardando os novos”.

Segundo Elter Garcia, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária criou uma comissão para análise dos coletes, mas não houve nada de concreto.

O Blog da Mareli Martins entrou em contato com a Secretaria Segurança Pública e Administração Penitenciária, nesta quarta-feira (23). Em nota, secretaria informou que já foi aberta uma licitação para compra de novos coletes balísticos:

Confira a nota:

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná informa que já realizou a licitação para a compra de 7.796 coletes balísticos. E que aguarda apenas o trâmite legal, previsto na Lei de Licitações, para receber os novos equipamentos.

Além do processo licitatório, a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) está doando aproximadamente 2 mil novos coletes para a Sesp. Estes cerca de 10.000 coletes balísticos vão atender as Polícias Civil e Militar, além do Departamento Penitenciário.

Ouça a entrevista do governador Beto Richa:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s