Vergonha: STF decide manter Renan na presidência do Senado

imagem-renan
Renan Calheiros comemora a decisão do STF que decidiu que ele continuará na presidência do Senado, mesmo sendo réu em processo de desvio de dinheiro público.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado.  O STF deixou a ressalva de que Renan ficará impedido de substituir Michel Temer como presidente da República.

A decisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (7). Nos bastidores circula a informação de que para ficar no cargo, Renan usou o projeto de lei que tramita no Senado sobre a punição de abuso de autoridades. O projeto afetaria principalmente os membros do judiciário.

Votaram para manter Renan no cargo os ministros Celso de Mello, Teori Zavascki, Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia. Votaram  pelo afastamento os ministros Marco Aurélio Mello, relator do processo, Edson Fachin e Rosa Weber. Os outros dois ministros do STF, Gilmar Mendes, que está em viagem no exterior e Luís Roberto Barroso, que se declarou impedido de julgar o caso , não participaram da sessão.

Renan Calheiros se tornou réu, na semana passada, pelo crime de peculato, que corresponde a desvio de dinheiro público.

Ele também  é alvo de 12 inquéritos no STF, sendo oito no âmbito da Operação Lava Jato. Em um dos inquéritos, ele já foi denunciado pelo Ministério Público. O STF, no entanto, ainda não analisou a denúncia. Mesmo com esse currículo nada limpo, Renan Calheiros seguirá como presidente do Senado.

Após a decisão, Renan Calheiros declarou que a atitude do STF foi “patriótica”. “É com humildade que o Senado Federal recebe e aplaude a patriótica decisão do Supremo Tribunal Federal. A confiança na Justiça Brasileira e na separação dos poderes continua inabalada”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s