Richa garante que Ponta Grossa terá Casa de Custódia

richa-2
A Casa de Custódia, obra que foi garantida pelo governador Beto Richa, nesta quarta (11), em visita à Ponta Grossa, vai desafogar o sistema carcerário. Somente no Presídio Hildebrando de Souza, são 707 presos, para uma capacidade de 205. (Foto Orlando kissner- ANPR,)

O governador Beto Richa (PSDB) esteve em Ponta Grossa, nesta quarta-feira (11), durante a formatura de 249 soldados, sendo 216 policiais militares e 33 bombeiros. Os profissionais vão atuar nos municípios de Ponta Grossa, Irati, Lapa, União da Vitória, Guarapuava e Telêmaco Borba. Em todo o Paraná são 2.736 novos soldados e bombeiros militares.

Além disso, o governador garantiu que a Casa de Custódia, uma reivindicação antiga de Ponta Grossa (desde 2009) será construída. A obra vai desafogar o sistema carcerário. Somente o Presídio Hildebrando de Souza possui 707 presos, mas o local comporta apenas 205 pessoas. “Nós fizemos três licitações e todas deram desertas, agora estamos readequando os valores desta licitação para ver se achamos uma empresa para fazer essa obra. Outra opção é fazer por meio de carta convite, para que a obra saia o mais rápido possível, para aliviar toda essa situação”, afirmou Beto Richa.

Richa também disse que outras alternativas também estão sendo avaliadas para desafogar o sistema penitenciário. “Estamos em conversa com o juiz dessa Comarca para que sejam liberados alguns presos com tornozeleiras eletrônicas. O Paraná hoje é o estado com maior número de tornozeleiras do país e isso pode ajudar aliviar as instalações do Hildebrando de Souza”, destacou.

O governador estava acompanhado do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), Wagner Mesquita, que também garantiu que a Casa de Custódia será realmente construída. “O calendário foi readequado, pois dentro do projeto podemos readequar as datas junto com a Caixa Econômica. A partir da agora, com a carta convite, somos obrigados a observar todos os prazos, com uma contratação direta. A obra vai sair, o dinheiro está depositado na conta da Caixa Econômica Federal”. De acordo com o Governo, a Casa de Custódia será entregue até junho de 2018.

Quando a obra foi anunciada em 2009, a previsão de investimento foi de R$ 10 milhões, sendo 90% dos recursos oriundos do Governo Federal e 10% de contrapartida do Governo do Paraná.

Outros investimentos em segurança

Com investimentos do Paraná Seguro, o governador Beto Richa informou que foram contratados mais de 10,8 mil profissionais da segurança pública e serão compradas mais 1.200 novas viaturas, 8 mil coletes balísticos, 900 pistolas importadas e outras munições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s