Sindicombustíveis do Paraná lamenta aumento de impostos e diz que todos serão prejudicados

gasolina
Com aumento dos impostos sobre os combustíveis, gasolina pode passar de R$ 4 por litro. (imagem ilustrativa)

O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Sindicombustíveis-PR) afirmou nesta sexta-feira (21), por meio de nota, que vê com preocupação a alta nos preços. O sindicato acredita que todos saem perdendo com a decisão de Michel Temer em subir os impostos sobre os combustíveis.

“Entendemos, por fim, que o aumento da carga tributária é especialmente prejudicial num quadro de recessão, pois transfere recursos do setor privado para o público. Perdem todos. Empresas, consumidores e a sociedade em geral”, diz o Sindicombustíveis

 

Leia na íntegra a nota do Sindicombustíveis

Neste cenário de grandes dificuldades que o país atravessa, o Sindicombustíveis-PR vê com grande preocupação a elevação de impostos anunciada pelo governo federal.

O aumento do PIS/Cofins, na dimensão em que foi realizado, mais que dobrando seu valor no caso da gasolina, terá inevitavelmente grande e imediato reflexo nos preços. Se por um lado as distribuidoras de combustíveis em geral repassam os aumentos de impostos com agilidade, por outro a margem de lucro praticada pela ampla maioria dos postos é menor que o próprio aumento.

A revenda de combustível é um dos setores do comércio que trabalha com as menores margens de lucro devido à grande concorrência entre as empresas. Num cenário de recessão há mais de dois anos, grande parte dos postos opera com estoques baixos, devido ao alto custo do capital de giro. Assim, a renovação de estoque é feita praticamente todos os dias.

Salientamos, ainda, que a carga de impostos sobre os combustíveis no Brasil já é extremamente pesada. No caso da gasolina, os tributos estaduais e federais representam cerca de 50%.

Entendemos, por fim, que o aumento da carga tributária é especialmente prejudicial num quadro de recessão, pois transfere recursos do setor privado para o público. Perdem todos. Empresas, consumidores e a sociedade em geral.

(Sindicombustíveis-PR – Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná )

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s