PSB vai declarar apoio à candidatura de Cida Borghetti: e agora, Aliel?


Tudo indica que na próxima semana a executiva nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) poderá declarar apoio à candidatura da vice-governadora Cida Borghetti (PP) para a disputa do governo do Paraná. Na próxima segunda-feira (26), em Curitiba, haverá uma reunião entre a bancada federal do PSB e os deputados estaduais. O encontro contará com a presença do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.
Se o PSB decidir mesmo apoiar Cida, o partido continua na base de apoio do governador Beto Richa (PSDB), algo que fica muito confortável para os deputados que já integram o PSB e o grupo de Richa, Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi, Tiago Amaral, Jonas Guimarães e Artagão de Mattos (secretário de Justiça).
Por outro lado, quem vai ficar numa situação bastante desconfortável será o deputado federal Aliel Machado, que recentemente se filiou ao PSB, com o discurso de que a “os rumos do PSB no Paraná poderiam mudar de acordo com a executiva nacional”.
Aliel sempre se colocou como oposição ao governo de Beto Richa. Em conversa com o Blog da Mareli Martins nesta quinta-feira (22), Aliel Machado afirmou “que jamais vai apoiar Beto Richa e continuará sendo oposição ao grupo de Richa”. Mas a verdade e que Aliel ficará numa situação delicada. Além de Aliel, fazem parte da bancada federal do PSB, Luciano Ducci e Leopoldo Meyer
Com a possível confirmação do PSB ao lado de Cida, acabam os planos de Osmar Dias (PDT) de construir uma aliança com a legenda. E Osmar poderá fazer composições com o MDB, do senador Requião, o Podemos, de Alvaro Dias e o PRB.
Nos próximos dias, Richa deverá anunciar sua decisão em renunciar ou não o cargo para disputar o Senado. E existe uma tendência de que Richa possa apoiar a candidatura de Cida ao governo. Mas Ratinho Jr.(PSD) ainda segue na busca do apoio do governador.