Joaquim Barbosa poderá disputar Presidência da República pelo PSB


Os dirigentes do PSB já dão como certa a filiação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, no próximo dia 7, limite do prazo legal para disputar as eleições desse ano. E ele poderá disputar a Presidência da República. Barbosa esteve reunido nesta quinta-feira (29) com lideranças nacionais do PSB, incluindo o presidente da legenda, Carlos Siqueira.
Apesar da filiação de Joaquim Barbosa estar praticamente certa, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, tem sido cauteloso. “Avançamos muito na reunião, mas para termos certeza da vinda dele ainda teremos que aguardar mesmo até o dia 7, até que esteja assinado”, disse Siqueira, ao portal Uol.
Joaquim Barbosa foi ministro do STF 2003 e 2014, tendo presidido a Corte nos últimos dois anos como ministro. Atualmente, aos 63 anos, ele atua como advogado.
Joaquim Barbosa ficou conhecido pela postura firme que teve durante o processo do mensalão, atuando como relator. Barbosa levou à prisão a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT).
O mensalão é o nome do principal escândalo que atingiu o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2005 – durante o primeiro mandato – e que consistia em um esquema de pagamento de propina a parlamentares para que votassem a favor de projetos do governo
Entre os que foram para a cadeia por meio das decisões de Barbosa estão o ex-ministro José Dirceu, o operador do esquema, Marcos Valério de Souza e os dirigentes da antiga cúpula do PT, José Genoíno e Delúbio Soares.
(Com informações do portal Uol)
“Joaquim Barbosa é preparado e sério. Ele é o único candidato viável no momento e que pode unir o país”, diz o deputado Aliel Machado

O deputado federal Aliel Machado, que se filiou recentemente ao PSB, destacou que a vinda de Joaquim Barbosa e a construção de um bom projeto para o Brasil foram os principais motivos que o levaram a se filiar ao PSB.
“Quando aceitei vir para o PSB, foi com a condição de ajudar a montar um projeto, diferente, sustentável, honesto e que pudesse contrapor os absurdos que estão sendo feitos nos dias de hoje. Desde o início, a minha vinda com a do deputado Molon, foi para ajudar o PSB a se reencontrar com a sua história e com a possibilidade de filiação do Joaquim Barbosa isso ficou ainda mais forte. Joaquim é preparado e sério. Ele é o único candidato viável no momento e que pode unir o país. Espero que ele venha”, destacou Aliel Machado.