Manifestações contra cortes de verbas na educação levam milhares às ruas no Brasil

manifestacao1-1280x720
Jair Bolsonaro (PSL) enfrenta protestos em 205 cidades. (foto:Revista Istoé)

Uma série de protestos contra os cortes do governo Jair Bolsonaro (PSL) na educação básica e no ensino superior ocorreu em ao menos 205 cidades do País nesta quarta-feira, 15. Os os atos contra os bloqueios do Ministério da Educação (MEC) foram registrados em todos os Estados e no Distrito Federal. Além das manifestações, algumas universidades e escolas cancelaram as aulas.

Em capitais como São Paulo, os manifestantes chegaram a ocupar mais de dois quarteirões da Avenida Paulista e fizeram uma passeata até a Assembleia Legislativa (Alesp), onde o ato se dispersou com tranquilidade. No Rio, o protesto se concentrou na região da Candelária e, durante o encerramento do evento, terminou em confusão na Avenida Presidente Vargas por volta das 20h.

 

Manifestação contra cortes reúne 20 mil em Curitiba

curitiba
(Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Folhapres)

As manifestações desta quarta-feira (15) em Curitiba reuniram cerca de 23 mil pessoas, segundo a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apuf-PR) e o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná (DCE-UFPR).

O protesto foi contra o corte de 30% no orçamento descentralizado da educação técnica, superior e ensino básico pelo governo federal. Ainda ontem, grupos que participaram do ato prometeram se manter mobilizados. (Informações de Narley Resende – Bem Paraná)

 

Adesão na UEPG à Greve Nacional da Educação chega a 90% na manhã desta quarta-feira

sinduepg
“Com massiva adesão, professores, técnicos e estudantes da UEPG se uniram à greve nacional da educação, demonstrando que nossa luta pela educação pública é uma só e deve ser fortalecida”, disse o presidente do SINDUEPG, Marcelo Ubiali Ferracioli. (foto: Sinduepg)

A adesão de professores e estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) à Greve Nacional em Defesa à Educação Pública atingiu 90% na manhã desta quarta-feira (15).
As atividades do movimento foram iniciadas às 7h, com piquete nas entradas principais da UEPG, nos campi Uvaranas e Central. Às 9h, o movimento se concentrou no pátio do campus central para a aula pública sobre os cortes de verbas do Governo Federal à Educação Pública, do ensino básico às Universidades. Às 11h, o movimento seguiu em marcha em Defesa da Educação Pública pelas ruas da cidade, em direção ao Calçadão e finalizou no Parque Ambiental.

O corte de verbas atingiu as bolsas de mestrado e doutorado também das universidades estaduais, inclindo a UEPG. A paralisação aprovada em assembleia do Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), na segunda-feira, 13/05, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na terça-feira 14/05, contou ainda com o apoio da Associação dos Pós-Graduandos da UEPG e do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo) nos atos da manhã desta quarta-feira e à tarde. (texto: Sinduepg). Veja a matéria completa: http://www.sinduepg.com.br/noticias/ler/618/Adesao_na_UEPG_a_Greve_Nacional_da_Educacao_chega_a_90_porc__na_manha_desta_quarta-feira

 

Bolsonaro diz que manifestantes contra cortes na educação são idiotas úteis e massa de manobra

bolsonaro-dallas
Manifestantes são idiotas úteis”, diz Bolsonaro (Foto: Reprodução/GloboNews)

Ao chegar aos Estados Unidos nesta quarta-feira (15) Jair Bolsonaro afirmou que as manifestações que estão ocorrendo no país em defesa de recursos para a educação são feitas por “idiotas úteis”, classificados pelo presidente como “militantes” e “massa de manobra”.
Indagado sobre os protestos que acontecem nas capitais e grandes cidades do Brasil, o presidente disse que os alunos que estão nas ruas “não sabem nem a fórmula da água” e servem de instrumento político para “uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s