Vereadores decidem manter lei municipal que exige formação em Jornalismo para atuação na Câmara e na prefeitura


Depois de mobilizações dos jornalistas de Ponta Grossa, os vereadores desistiram da proposta que tinha como objetivo a revogação da lei municipal 10.858/2012, que exige o diploma de jornalista para contratação de profissionais da área no Legislativo e Executivo. Se a lei fosse revogada, na prática, seria possível contratar pessoas sem formação universitária para o cargo de jornalista na Câmara e na Prefeitura de Ponta Grossa.
A retirada da proposição foi anunciada nesta sexta-feira (5) pelo presidente da Câmara, Daniel Milla (PV), juntamente com os vereadores Pietro Arnaud (Rede), Vinícius Camargo (PMB) e professora Rose (PSB) em reunião com diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e professores dos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sérgio Gadini e Marcelo Bronoski e do coordenador de Jornalismo da Unisecal, Helton Costa, além de representantes dos estudantes das duas instituições de ensino superior.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Daniel Milla (PV), destacou que com esta iniciativa, o Legislativo demonstra o reconhecimento ao trabalho dos jornalistas e das instituições de ensino superior que oferecem o curso no município. “Nós temos que valorizar o trabalho que é desenvolvido por estes profissionais e também, a educação. Entendemos que a lei municipal não é inócua, mas sim necessária”, disse.
O presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Pietro Arnaud, reconheceu o trabalho dos jornalistas e falou sobre a importância da formação universitária. “Nós reconhecemos a importância do trabalho desenvolvido pelos jornalistas diplomados para a sociedade e queremos reafirmar isso”, declarou.
Vitória foi alcançada por meio da mobilização
Para a diretora de Interior do SindijorPR, Aline Rios, a conquista é de todos os jornalistas. “Esta conquista só foi possível graças a integração entre profissionais, professores e estudantes de Jornalismo. Agradecemos pelo empenho de cada um que se juntou a nós neste ato de resistência”, afirmou.
Sindijor-PR parabeniza vereadores pela atitude
O vice-presidente da Subseção Campos Gerais do Sindijor-PR, Edson Gil Santos Júnior, comemorou decisão da retirada do projeto. “Prevaleceu o bom senso. É muito importante o reconhecimento dos vereadores da importância da formação universitária como critério para contratação de jornalistas nos poderes Executivo e Legislativo, do Município. A informação do que é público deve ser produzida por profissionais devidamente qualificados, por respeito ao cidadão, como também, às instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação e mestrado na área”, destacou.
(Com informações de Aline Rios e Edson Gil Santos Júnior, do SindijorPR)
O Blog da Mareli Martins parabeniza todos os vereadores que conduziram a reunião nesta sexta-feira (5), Daniel Milla Fraccaro, Pietro Arnaud, Vinicius Camargo, Professora Rose e os vereadores que assinaram a retirada dessa proposição: Celso Cieslak, Felipe Passos, Sargento Guiarone, Geraldo Stocco e Ricardo Zampieri.