Close
Destaque Eleiçoes 2026 Paraná POLÍTICA Ponta Grossa

Para deputado federal, Jocelito Canto foi o mais votado em Ponta Grossa, seguido de Aliel e Rangel: somente Aliel se elegeu

Para deputado federal, Jocelito Canto foi o mais votado em Ponta Grossa, seguido de Aliel e Rangel: somente Aliel se elegeu
  • Publishedoutubro 5, 2026
Para deputado federal, Jocelito Canto foi o mais votado em Ponta Grossa, seguido de Aliel e Rangel: somente Aliel se elegeu. Fotos: Redes Sociais, Câmara Federal, Alep, Arte: Lorena Santana

 

Ponta Grossa terminou a apuração das Eleições 2026 com resultados que colocam diferentes partidos no centro do cenário político local. 

Na disputa para deputado federal, Jocelito Canto (PP) foi o mais votado na cidade, 43.310 votos, mas não se elegeu. 

Quem garantiu a reeleição foi Aliel Machado (PV), que foi o segundo mais votado em Ponta Grossa, fez 36.434 votos.

Marcelo Rangel (PSD) não se elegeu deputado federal e foi o terceiro em número de votos na cidade: 22.506 votos.

O quarto mais votado foi o vereador Pastor Ezequiel Bueno (Podemos), com 4.820 votos.

Votação Geral no Paraná

1º – Aliel Machado (PV): 118.691 votos –  *reeleito para o quarto mandato

2º – Marcelo Rangel (PSD): 62.686 votos

3º – Jocelito Canto (PP): 61.262 votos

4º – Dr. Magno (Novo): 5.867 votos

5º – Pr. Ezequiel (Podemos): 4.334 votos

6º – Faynara (Novo): 539 votos

7º – George (MDB): 263 votos – anulado sob judice*

 

Informações sobre a eleição para deputado federal 

Na eleição para deputado federal, Ponta Grossa teve 188.525 votos válidos, além de 12.121 votos em branco e 5.900 nulos. 

O resultado mostra, na prática, que a liderança dentro do município não garante a eleição. A disputa para deputado federal segue o sistema proporcional e considera a votação estadual dos partidos e federações.

Aliel terminou eleito com 118.691 votos no Paraná, sendo 36.434 em Ponta Grossa, e garantiu o quarto mandato na Câmara. Jocelito, por sua vez, recebeu 61.262 votos no Estado e ficou como segundo suplente.

 

O PP

O PP teve o candidato mais votado de Ponta Grossa na disputa federal. Jocelito sozinho recebeu mais votos na cidade do que os candidatos que ficaram do quarto lugar em diante somados.

Mas existe um contraste importante: o partido colocou o líder municipal, mas não conseguiu transformar essa liderança em uma cadeira federal para Jocelito.

Já o PV, com Aliel, conseguiu fazer o caminho inverso: ficou em segundo na cidade e garantiu representação em Brasília.

 

Ranking dos estaduais em Ponta Grossa

Mabel Canto e Zampieri se elegeram. Mabel foi a mais votada em Ponta Grossa, seguida de Zampieri e Stocco (não se elegeu). Fotos: Alep, CMPG, Arte: Lorena Santana

 

1º – Mabel Canto (PP): 48.294 votos  – *reeleita para o terceiro mandato

2º – Ricardo Zampieri (PL): 29.925 votos – eleito

3º – Geraldo Stocco (PV): 26.839 votos

4º – Julio Kuller (PL): 16.007 votos

5º – Guilherme Mazer (PT): 5.020 votos

6º – Marisleidy (Democratas): 2.596 votos

7º – Teka dos Animais (União): 1.068 votos

 

Votação total no Paraná

1º – Mabel Canto (PP): 70.180 votos  – *eleita

2º – Ricardo Zampieri (PL): 47.231 votos – *eleito

3º – Geraldo Stocco (PV): 29.996 votos

4º – Julio Kuller (PL): 24.861 votos

5º – Guilherme Mazer (PT): 6.578 votos

6º – Marisleide (Democratas): 3.185 votos

7º – Teka dos Animais (União Paraná): 1.500 votos

Na disputa estadual, foram 186.018 votos válidos, com 14.347 votos em branco e 6.378 nulos.

Aqui, o cenário foi diferente do federal. A candidata mais votada da cidade também conseguiu transformar a liderança municipal em eleição.

Mabel Canto recebeu 48.294 votos, abrindo uma diferença de 18.369 votos para Zampieri, segundo colocado. A distância entre Zampieri e Stocco, por outro lado, foi bem menor: 3.086 votos.

O resultado confirmou dois representantes ligados a Ponta Grossa na Assembleia Legislativa: Mabel Canto (PP) e Ricardo Zampieri (PL).

PL tem metade dos nomes entre os quatro primeiros

Outro ponto que chama atenção no ranking estadual é o desempenho do PL.

Zampieri terminou em segundo, com 29.925 votos, e Julio Kuller apareceu em quarto, com 16.007.

Somados, os dois candidatos do PL alcançaram 45.932 votos em Ponta Grossa.

Mesmo com duas candidaturas entre as quatro mais votadas, apenas Zampieri conquistou uma cadeira.

 

Sobre os números em Ponta Grossa

Se o voto para presidente e governador desenhou uma Ponta Grossa fortemente alinhada à direita em 2026, a disputa para deputado, confirmou.

Apesar da vitória de Aliel, um partido reconhecido como campo da esquerda, os votos para a direita tiveram protagonismo nas eleições de 2026 na cidade. 

Com a colaboração de Lorena Santana/Jornalismo UEPG

Deixe uma resposta