Deputados aprovam reajuste parcelado até 2022 para servidores do Paraná

715_o_imagem11525
Deputados do Paraná aprovam reajuste parcelado para o funcionalismo. (Foto: Dálie Felberg/Alep)

Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta segunda-feira (26), o projeto que trata do reajuste dos servidores públicos estaduais.A proposta corresponde ao percentual de 5,08% e estabelece o pagamento parcelado até 2022. As parcelas serão pagas a partir de janeiro de 2020, com 2%, 1,5% em janeiro de 2021 e 1,5% em janeiro de 2022. Segundo o governo, os pagamentos vão depender também do crescimento da receita do Estado

Depois da votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto seguiu ao Palácio Iguaçu para a sanção do governador Ratinho Junior (PSD).Esse valor corresponde a reposição da inflação de maio de 2018 a abril de 2019. O percentual não trata dos 17% de perdas acumuladas nos últimos quatro anos devido ao congelamento da data-base.

No início das negociações, o governo disse que o “sacrifício serial igual para todos os servidores”. Mas, na prática, a situação é diferente, pois tudo indica que os funcionários do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), Ministério Público (MP), e Tribunal de Contas do Estado (TCE) vão receber a reposição integral, de 4,94%, retroativo a maio deste ano. Ou seja, o reajuste destes poderes será total e não parcelado como acontecerá com os outros servidores do Estado. O reajuste integral poderá ser aplicado também para os servidores da Alep.

A decisão sobre dar o reajuste integral aos servidores do TCE, do TJ e do MP, aconteceu depois de reuniões entre representantes deste órgãos e o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB). A justificativa é de que os recursos para a reposição já estão previstos nos orçamentos do Judiciário, MP e TCE, que têm autonomia financeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s