Jocelito fala em candidatura, mas está inelegível no Tribunal Regional Eleitoral

jocelito

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) aponta que Jocelito Cantos está com os direitos políticos suspensos. (foto: reprodução/Twitter/Jocelito Canto)

Nos últimos dias, o radialista e apresentador de TV, Jocelito Canto, tem falado em possível candidatura à prefeitura de Ponta Grossa na eleição deste ano. Ele já foi prefeito da cidade, entre os anos de 1997 e 2000. Antes disso, em 1994, foi eleito deputado estadual no Paraná. Mas o fato é que em virtude dos processos que responde, Jocelito Canto segue inelegível, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Jocelito Canto foi questionado pela Rádio T e pelo Blog da Mareli Martins por estar falando em candidatura, quando legalmente não pode concorrer. O apresentandor disse que está buscando caminhos jurídicos para que possa disputar a prefeitura de Ponta Grossa. “É normal que apareça no TRE essa situação de suspenso, mas já tem jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral sobre isso”, afirmou Jocelito Canto.

Durante o Tnews desta terça-feira (10), na Rádio T, o comentarista Setembrino Von Holleben, que já foi juiz eleitoral, deixou claro que Jocelito Canto não poderá registrar candidatura porque está suspenso pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“No momento, a informação do TRE é que os direitos políticos do Jocelito estão suspensos. Com base nisso, ele não pode nem mesmo se filiar em qualquer partido, porque para isso ele tem que estar no gozo dos direitos políticos, de acordo com a lei orgânica dos partidos e o estatuto partidário. Em razão disso, ele não pode ser candidato e ainda que se inscreva, a candidatura não decola”, disse Setembrino.

Segundo o comentarista, quem tem que provar que pode ser candidato é o próprio Jocelito Canto. “O que ele tem dito é que já venceu o prazo de suspensão dos direitos políticos, mas se isso procede, ele tem que recorrer ao juízo competente, que determinou a suspensão, deve pedir que seja retirado o seu nome da lista de suspensos, para que possa concorrer a eleição. Mas essa contraprova quem tem que fazer é o Jocelito, com um documento, uma certidão compravando que pode disputar a eleição”, afirmou Setembrino Von Holleben.

A estratégia de Jocelito, Pauliki e Aliel

A estratégia de Jocelito Canto, Marcio Pauliki (SD) e Aliel Machado (PSB) é fortalecer o grupo de oposição ao nome que será lançado por Marcelo Rangel (PSDB) e Sandro Alex (PSD) juntamente com um grupo de empresários da cidade. Mesmo que não possa efetivar a sua candidatura, Jocelito puxaria votos para o candidato de seu grupo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s