“Aplicativo é importante para atualização de dados, mas o agendamento segue também no site”, diz secretário de Saúde de PG

De acordo com o secretário de Saúde de Ponta Grossa, o aplicativo Vacina PG vai ajudar a organizar a vacinação futuramente .(Foto: PMPG)

Durante entrevista ao Jornal Falado da Rádio Clube e ao Blog da Mareli Martins o secretário de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, destacou que o aplicativo Vacina PG será uma importante ferramenta de atualização de dados da população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente devem baixar o aplicativo no celular as pessoas entre 18 e 35 anos. A entrevista foi concedida nesta sexta-feira (23). (Confira a entrevista completa no final do texto)

O secretário reconheceu as falhas e dificuldades enfrentadas pela população na utilização do aplicativo e reforçou que “ninguém perderá a vacina contra o coronavírus”. Segundo o secretário, até que o aplicativo possa funcionar plenamente, as pessoas poderão agendar a vacinação pelo site da Prefeitura de Ponta Grossa.

“Como a população sentiu dificuldade pela falta de cartão do SUS ou cartão sem atualização, vamos fazer também o agendamento pelo site da prefeitura. Mas continuaremos pedindo para que a população entre dezoito e trinta e cinco anos baixe o aplicativo, pois quando tudo estiver funcionando pretendemos usar apenas o aplicativo”, destacou o secretário.

Para evitar aglomeração nas Unidades da Saúde, a Prefeitura vai organizar por faixa etária a atualização dos cadastros.

“Vamos fazer chamamentos semanais por faixa etária para evitar aglomeração. O que acontece é que muitos usuários tem o cartão do SUS, mas não usam há muito tempo e os cadastros ficaram sem atualização. Além disso, muitos não possuem ainda o cartão. Vale destacar que a atualização destes dados é importante para que possamos receber recursos ao custeio da saúde, recursos do Ministério da Saúde”, ressaltou.

O secretário reconheceu as falhas na divulgação sobre o aplicativo. “Reconheço que a nossa forma de divulgação não foi a mais adequada, deveríamos ter lançado um cronograma de vacinação. As aglomerações ocorreram envolvendo principalmente a população de dezoito e vinte e cinco anos. Nós estamos estudando a atualização deste cadastro do cartão do SUS também pelo site da prefeitura”.

De acordo com Rodrigo Manjabosco, o aplicativo será uma ferramenta de dados importante futuramente. “Nós teremos provavelmente a vacina contra o coronavírus incorporada ao calendário anual de vacinas e a programação será distinta dessa que temos hoje. O aplicativo vai ajudar a dimensionar e inovar esse processo. Tivemos durante a vacinação alguns problemas com grupos prioritários que ficaram com um número menor de doses porque o Ministério da Saúde não conhecia a população real de Ponta Grossa. E por isso pedimos a recomposição dessas doses ao Ministério da Saúde. E o aplicativo vai ajudar a resolver um problema do passado, que é a falta de dados”, esclareceu o secretário Rodrigo Manjabosco.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA

Prefeitura pretende vacinar 7,5 mil pessoas neste sábado (24)


 
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Departamento de Imunização e da Atenção Primária, realizará mutirão de vacinação contra a Covid-19 no sábado (24). As aplicações serão de 1ª dose  para o público geral entre 34 e 59 anos completos. A vacinação retorna na terça-feira (27), se estendendo na quarta e quinta-feira (29) com a 2ª dose para aqueles que receberam a vacina Astrazeneca até o dia 5 de maio e o agendamento abre neste sábado (24), a partir das 8 horas.
 
Neste sábado, em mutirão de vacinação, serão disponibilizadas 7.500 doses para aplicação. Para quem realizou o agendamento no site da Prefeitura poderá se vacinar na Estação Arte, no Ginásio Oscar Pereira e no Centro de Eventos na modalidade Drive Thru, das 9h às 16h30. “As pessoas de 34 a 59 anos com o agendamento efetuado pelo site necessitam apresentar o RG, CPF e carteira de vacinação no momento da aplicação. Além disso, solicitamos que as pessoas compareçam ao local da vacinação com apenas cinco minutos de antecedência, evitando aglomeração e espera em filas”, explica o presidente da FMS, Rodrigo Manjabosco.

O agendamento para a próxima semana, de terça a quinta-feira, terá início às 8 horas somente pelo site da Prefeitura para a vacinação apenas da 2ª dose contra covid-19, para quem se vacinou com a AstraZeneca até dia 5 de maio.
A Prefeitura informa que não haverá vacinação no domingo (25) e segunda-feira (26).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s