DEM e PSL aprovam fusão: partido terá o nome de União Brasil

(Convenção conjunta entre DEM e PSL, em Brasília, após aprovação da fusão entre os dois partidos — Foto: Wellington Hanna/TV Globo)

O DEM e o PSL aprovaram, em convenções realizadas nesta quarta-feira (6) em Brasília, a fusão da entre as duas legendas. O novo partido se chamará União Brasil e o número será o 44.

O PSL foi o partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro elegeu-se nas eleições de 2018 –posteriormente ele se desfiliou por desentendimentos com a direção partidária. O partido era a maior bancada da Câmara no momento, com 54 deputados federais, e ainda tem dois senadores.

O DEM, por sua vez, tem 28 deputados federais e seis senadores, entre eles o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa aprovar a nova sigla. A cúpula do DEM crê que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros.

A expectativa, segundo o presidente nacional do DEM, ACM Neto, é de que a fusão possa formar a maior legenda do país. Entretanto, o processo deve levar à saída de vários filiados dos dois partidos, inclusive congressistas.

Mesmo com baixas nos dois partidos, o União Brasil deve contar com a maior bancada na Câmara dos Deputados.

Atualmente:

DEM

  • 28 deputados
  • seis senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
  •  
PSL
  • 54 deputados
  • dois senadores

Se considerados os números atuais dos dois partidos, a fusão deixaria o União Brasil com um total de 82 deputados. A segunda maior bancada é a do PT, com 53 deputados.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s