Close

Prefeita diz que “saúde está em colapso no Paraná todo” e não apenas em Ponta Grossa

Prefeita diz que “saúde está em colapso no Paraná todo” e não apenas em Ponta Grossa
  • Publishedmaio 17, 2024
“A Saúde está em colapso em todo estado”, diz prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil). (Foto: PMPG)

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), fez um desabafo nas redes sociais sobre a situação crítica da saúde. A prefeita afirmou que o caos na saúde ocorre no estado todo e não apenas em Ponta Grossa, como se isso fosse justificativa para e péssima gestão da saúde da cidade, que não começou apenas agora com os casos de dengue. Vale destacar que os casos de dengue apenas agravaram um cenário que já era muito ruim da saúde em Ponta Grossa.

“A Saúde está em colapso em todo estado. Situação grave. Por favor peço aos que fazem oposição sistemática: parem de tratar mal nossa equipe da Saúde! Estamos fazendo o possível e o impossível”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Veja a publicação da prefeita

Nesta semana as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Santana e Santa Paula voltaram a atingir 100% de ocupação dos leitos, mas isso já ocorreu por diversas vezes em Ponta Grossa, antes mesmo da epidemia da dengue.

Em entrevista recente ao Blog da Mareli Martins, quando questionada sobre sua principal falha de gestão, a própria reconheceu que saúde é a principal falha de seu governo.

“A saúde é nossa maior fragilidade. A impotência de não conseguir contratar mais médicos é algo que me machucou e isso não aconteceu porque eu queria, eu queria o contrário. Eu não queria a Câmara fazendo CPP e falando mal de mim porque não conseguia contratar médicos. Eu queria o contrário, mais médicos para  a população. Mas as contingências são terríveis, fica  tudo amarrado e a gente não consegue. Agora em abril vai fazer um ano da contração dos quarenta médicos por credenciamento, mas eu achei que esse dia nunca iria chegar, mas chegou, graças a Deus”, disse a prefeita.

Relembre:

A gestão de Elizabeth é marcada por uma série de falhas na saúde, entre os principais erros está o fechamento do Hospital Amadeu Puppi (Pronto Socorro) e o fechamento do Pronto Atendimento Infantil. Ambos foram repassados para a Universidade Estadual de Ponta Grossa, que deixou de atender a população como o Pronto Socorro atendia, apesar das dificuldades e também não atende as crianças, como o antigo Hospital da Criança atendia.

Vale destacar que no caso do Pronto Socorro as gestões anteriores, incluindo a de Marcelo Rangel (Elizabeth era vice), não deram a devida atenção sobre a reforma que o local precisava.

Mas mesmo assim, nada justifica o fato do governo de Elizabeth ter fechado pra sempre o Pronto Socorro, quando poderia resolver os problemas estruturais e dar atendimento à população de Ponta Grossa.

A saúde de Ponta Grossa está um caos e não é de hoje. A Covid e a Dengue não são justificativa para  a má gestão da saúde de Ponta Grossa. A pandemia da Covid e epidemia da Dengue surgiram quando a situação caótica da saúde de Ponta Grossa já existia.

Elizabeth não conseguiu nem acertar o comando da Fundação de Saúde

Relembre:

Deixe uma resposta