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População denuncia que Sanepar dobrou o valor da conta de água

População denuncia que Sanepar dobrou o valor da conta de água
  • Publishedjunho 9, 2025
População denuncia que conta de água chegou com valor dobrado.

Diversas pessoas relataram que receberam a fatura da conta de água da Sanepar, do mês de maio, com um valor dobrado. Clientes disseram que “não aumentou o consumo residencial” e “mesmo assim a conta veio bem mais cara”.

Pelas redes sociais, o morador de Ponta Grossa, Celso Parubocz, denunciou o valor abusivo da conta cobrada pela Sanepar. “Novamente minha conta veio R$ 245,00 para uma casa que não mora ninguém, não lavo roupa, não tomo banho neste local, só funciona meu atelier e a desculpa é sempre a mesma, dizem que vazamento. Fiz toda a revisão e não tem, vazamento. Somos obrigados a pagar e fica por isso mesmo”, denunciou.

O morador também falou sobre o gosto ruim e o cheiro inadequado da água. “Sem falar no gosto podre e cheiro ruim da água, mas as desculpas são sempre as mesmas, chuva demais, chuva de menos, as algas, entre outras desculpas. E assim o povo continua sofrendo, pagando  a conta. Os gestores infelizmente não estão nem aí, pois seus gordos salários dão condição de manter piscinas, filtros, enormes caixas d’água e comprar a melhor água mineral do mercado”, lamentou Celso Parubocz. (Veja a publicação: (6) Celso Parubocz – Começamos a segunda-feira indignados com a… | Facebook)

As reclamações sobre o aumento da conta de água são muitas. O Portal Mareli Martins entrou em contato com a empresa para tentar entender o que aconteceu.

Nós questionamos o porquê dessa cobrança e o que as pessoas que receberam suas faturas com valores acima do normal podem fazer para corrigir a situação. Entretanto, só fomos informados que “quaisquer dúvidas relacionadas com a fatura da Sanepar devem ser informadas diretamente à Companhia”.

A empresa disse também que se comprovada a alteração no consumo medido, ela realiza a retificação da fatura pertinente. Caso tenha sido afetado por essa cobrança a mais, o cliente pode entrar em contato com a Sanepar através dos seguintes canais:

 

Confira na íntegra a resposta da Sanepar:

“Quaisquer dúvidas relacionadas com a fatura da Sanepar devem ser informadas diretamente à Companhia, pelos seus canais oficiais, para aferição técnica no endereço. Havendo a constatação de alteração no consumo medido, a Sanepar fará a retificação da fatura pertinente, o que é procedimento padrão na empresa”.

Sobre a água suja e com gosto ruim

“Floração de algas causou alteração de gosto e cheiro na água em PG”, diz Sanepar

O Portal Mareli Martins recebeu diversas reclamações nesta semana sobre gosto ruim e mau cheiro na água fornecida pela Sanepar, Os relatos são de que água já estaria vindo das torneias com alteração no gosto e também no cheiro. Alguns consumidores disseram que ficaram com medo de beber água.

Nós recebemos informações sobre a situação de moradores de bairros e vilas de várias regiões da cidade, Lagoa Dourada, Rio Verde, São José, Oficinas, Nova Rússia, Contorno.

“Além de ter um gosto muito forte, chama atenção o cheiro que também é forte, ficamos com medo de tomar a água e passar mal”, afirmou Regiane Maria dos Santos, que mora na região do Contorno.

O Blog da Mareli Martins questionou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) sobre o a situação da água. A empresa disse que “a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem”.

Conforme a Sanepar, a alteração na água aconteceu nesta semana. “A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Informamos que a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem”, informou a empresa.

A Sanepar declarou que não há riscos para a saúde. “A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema sensorial ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde”.

A Sanepar destacou que tomou medidas técnicas para resolver o problema reforçou que todos podem tomar água sem riscos à saúde. “A  Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente.

Água suja

Sobre os casos de água suja, a Sanepar orientou que os clientes façam a reclamação formalmente. “Com relação à reclamação de água suja, o cliente precisa informar diretamente a Sanepar para atendimento pontual no endereço”.

Nota completa da Sanepar

Atendendo recomendação da Portaria de Consolidação nº 5/2017-MS (Anexo XX alterado pela Portaria 888/2017), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que, na última semana, foi detectada alteração nas características organolépticas da água, alterando o gosto da água, o que pode ou não ser percebido pelos usuários. Nesta sexta-feira (23), no laboratório da Sanepar, a alteração de gosto e cheiro na água é praticamente imperceptível.

Informamos que a alteração é decorrente de floração de algas na Represa de Alagados, provavelmente pelo impacto da estiagem. A presença de gosto e odor na água potável, em geral, é considerada um problema sensorial ou de aceitação humana, não ocasionando riscos à saúde.

Deste modo, a Sanepar aumentou a adição de carvão ativado e dióxido de cloro. Com esse resultado, a Sanepar reforça que a água distribuída é segura para o consumo humano, por tratar-se apenas de alteração no gosto, não interferindo em características químicas ou tóxicas que pudessem trazer riscos para a saúde. Com a aplicação dos produtos a alteração tem reduzido gradativamente.

A Sanepar reforça que as reclamações sejam registradas nos canais oficiais de atendimento da Companhia, para que nossos técnicos possam prestar as informações para os moradores.

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“Floração de algas causou alteração de gosto e cheiro na água em PG”, diz Sanepar – Mareli Martins

(Com a colaboração de Levi de Brito Cantelmo, estagiário de Jornalismo, conforme convênio de estágio firmado entre o Blog da Mareli Martins e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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