Requião Filho pede explicações sobre possível construção de condomínio de luxo no Bosque da Copel


O deputado estadual Requião Filho (PDT) quer esclarecimentos sobre denúncias de que o Bosque da Copel, em Curitiba, estaria sendo alvo de desmatamento para construção de um condomínio de luxo.
O parlamentar fez pedidos de informações ao Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Copel, questionando se o protocolo de intenções de transformar o bosque em uma Reserva Natural, assinado em 2018, chegou a ser formalizado. O documento torna a área uma unidade de conservação da diversidade biológica da capital.
A área, localizada no bairro Bigorrilho, possui cerca de 47 mil metros quadrados e tem relevância ambiental e histórica para Curitiba. O protocolo de intenções, assinado pela Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado, tinha o objetivo de transformar o bosque em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM).
O acordo previa a preservação da biodiversidade local, mesmo sendo uma área particular da Copel.
Recentemente, no entanto, denúncias de moradores relatam derrubada de árvores nativas e movimentações na região, o que motivou a ação do parlamentar.
“O Bosque da Copel é um símbolo de preservação dentro da cidade e um espaço de grande valor ambiental, como já reconheceram Prefeitura e Governo. Queremos entender o que aconteceu com o protocolo de proteção assinado em 2018 e se todas as medidas legais estão sendo respeitadas”, destacou Requião Filho.
Os pedidos também solicitam que sejam disponibilizadas as licenças ambientais e os alvarás de construção que tenham sido expedidos, além de questionar quais ações administrativas estão sendo tomadas para evitar danos ambientais e impactos aos moradores da região.
Requião Filho solicita cópia integral do protocolo assinado e a documentação referente às liberações para o possível empreendimento.
“É fundamental garantir transparência nesse processo e assegurar que o Estado cumpra seu papel social e ambiental. O respeito à legislação e à proteção das áreas verdes deve ser prioridade”, concluiu o parlamentar.