CIMFAUNA tem aprovação dos prefeitos dos Campos Gerais e deve iniciar funcionamento em 2026

Em entrevista ao Portal Mareli Martins o veterinário e coordenador do Centro de Triagem dos Animais Silvestres (Cetas), Robson Klimionte, informou a aprovação da criação do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Fauna (CIMFAUNA) pelos prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
De acordo com a proposta, por meio do consórcio que receberá recursos estaduais e municipais, será possível prestar atendimentos aos animais silvestres e agora com outra possibilidade: o atendimento aos animais domésticos.
“A proposta inicial atenderia somente a para fauna silvestre, mas a AMCG criou um consórcio com multifunções, que pode atender tanto a fauna silvestre e com possibilidade de atendimentos dos para animais domésticos. Entre os serviços que serão feitos podemos destacar as castrações, a vacinação, a chipagem, o atendimento aos animais atropelados, fazendo com que o CIMFAUNA seja um braço para as ongs e prefeituras”, explicou o coordenador do Cetas, Robson Klimionte.
Segundo Klimionte, com a aprovação dos prefeitos dos Campos Gerais e do Instituto Água e Terra (IAT), falta pouco para que p CIMFAUNA saia do papel. “
“Nós saímos da reunião em Castro, na última semana, com o presidente do IAT e com os prefeitos com bons resultados e com o consórcio multifunções já funcionando, já estamos aptos para recursos, recursos estaduais e municipais, ou seja, já podemos começar. Acredito que nosso próximo ano o CIMFAUNA já começa a funcionar efetivamente”, disse.
CIMFAUNA será custeado com recursos do ICMS Ecológico

Segundo Klimionte, parte do custeio deverá ocorrer por meio do ICMS Ecológico, que é um instrumento de política pública que distribui parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado pelo estado para os municípios que adotam práticas sustentáveis.
“Os recursos do ICMS Ecológico são exatamente para isso, para políticas voltadas ao meio ambiente. E cuidar dos animais, sejam silvestres ou domésticos, faz parte do meio ambiente e também envolve questões de políticas de saúde pública. Além de recursos do ICMS Ecológico, podemos destinar valores por meio de emendas parlamentares, além de outros recursos por parte do governo do estado. Os municípios vão investir de acordo com tamanho da população”, esclareceu.
Veja como é distribuído o ICMS Ecológico


CIMFAUNA pretende atender animais silvestres e domésticos e combater maus-tratos – Mareli Martins
Verbas do Estado
Durante a entrevista o veterinário Robson Klimionte disse que aguarda a liberação de recursos de R$ 2 milhões do Governo do Paraná para o CIMFAUNA, recurso que foi uma promessa do deputado Marcelo Rangel (PSD).
“O deputado Rangel nos ajudou abrindo as portas para o projeto do CIMFAUNA com o Governo do Estado e temos a promessa do recurso de dois milhões e acredito que isso será viabilizado”, afirmou.
Entrevista completa com o veterinário Robson Kliminonte




