Mesmo com ‘gosto e cheiro’, Sanepar diz que ‘água não faz mal à saúde’

Diversos moradores de Ponta Grossa entraram em contato com o Portal Mareli Martins para denunciar a situação da água que chega as torneiras. A água está chegando com gosto ruim e mau cheiro. Esta não é a primeira vez que o problema ocorre. Em outras situações a água também apresentava coloração escura.
A moradora Vila Estrela, Edineia Sampaio, disse que notou algo de errado com água há pelo menos sete dias.
“É um cheiro muito forte e um gosto horrível, tenho medo de que isso possa causar mal para a saúde”, relatou.
O comerciante Ronaldo Santos, da Vila Guaíra, destacou que o problema é recorrente.
“Não é a primeira vez que isso acontece, quando não é o cheiro ou gosto que está ruim, a água vem suja, marrom. E as vezes ocorre tudo de uma vez só, sujeira, cheiro e gosto ruins. A Sanepar só saber dizer que dá pra tomar e não faz mal pra saúde, mas será que os donos da Sanepar bebem dessa água?”, questionou.
O Portal Mareli Martins questionou a Sanepar sobre a situação da água. Como já ocorreu em outras ocasiões, a empresa disse que “a alteração é decorrente da floração de algas na Represa de Alagados nos últimos dias e não ocasiona riscos à saúde”.
A Sanepar também informou que “realizou adequações no processo de tratamento com adição de carvão ativado, o que vem estabilizando as características organolépticas da água gradativamente, com normalização nos próximos dias”.
Veja a nota completa da Sanepar
A alteração é decorrente da floração de algas na Represa de Alagados nos últimos dias e não ocasiona riscos à saúde. A percepção de sabor ou odor é sensorial, ou seja, pode ou não ser percebida pelos usuários.
A Sanepar já realizou adequações no processo de tratamento com adição de carvão ativado, o que vem estabilizando as características organolépticas da água gradativamente, com normalização nos próximos dias.
A Companhia reforça ainda que a água distribuída é segura para o consumo humano, atendendo rigorosamente a Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021 (que atualizou o anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017). Todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são monitorados por uma rede de saúde pública formada por Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
Em caso de dúvidas, os clientes devem entrar em contato com a Sanepar diretamente por um de seus canais oficiais, para atendimento personalizado no endereço. Telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia), pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Minha Sanepar.
Problema é recorrente
“Floração de algas causou alteração de gosto e cheiro na água em PG”, diz Sanepar – Mareli Martins
Relembre os microcrustáceos na água em Ponta Grossa
Outros problemas com a Sanepar
População denuncia faturas da Sanepar com valor dobrado ou muito alto
População denuncia faturas da Sanepar com valor dobrado ou muito alto – Mareli Martins




