Close
Destaque POLÍTICA Ponta Grossa

Sanepar afirma que ‘falha em serviço’ aumentou valores das faturas em Ponta Grossa

Sanepar afirma que ‘falha em serviço’ aumentou valores das faturas em Ponta Grossa
  • Publishedmarço 4, 2026
Sanepar afirma que ‘falha em serviço’ aumentou valores das faturas em Ponta Grossa. (Foto: CMPG)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) confessou que cometeu erros em serviços e isso gerou aumento indevido nas faturas de milhares de consumidores em Ponta Grossa.

Apesar de jogar a culpa para uma prestadora terceirizada, isso não retira a responsabilidade da Sanepar.

Segundo o gerente Comercial da Sanepar na região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, um funcionário de uma empresa terceirizada realizou serviços irregulares.

“Nós tivemos um problema de prestação de serviço específico e pontual, onde identificamos que um dos empregados fez, no mês de janeiro, em 1.348 serviços de prestação irregular. A gente identificou a contratada, qual fez o desligamento desse empregado e identificamos essas faturas”.

Conforme Valdinei Chimborski, a Sanepar fará o ressarcimento desses clientes.

“Todos os clientes que buscavam atendimento nos estamos revisando.  Caso algum outro cliente se sinta lesado ou veja que a fatura está em desacordo com consumo mensal, nós vamos reparar, pois estamos revisando caso a caso”, disse.

 

Multas aplicadas pela Sanepar também causaram aumento na tarifa

O gerente Comercial da Sanepar na região Sudeste, Valdinei Chimborski, destacou que a Sanepar fez uma fiscalização sobre esgoto irregular e que isso gerou multas para muitos clientes.

‘Uma parte da população também que foi buscar o atendimento porque nós implantamos aqui no município de Ponta Grossa uma fiscalização da ligação correta de esgoto. Então muitos clientes foram impactados com algumas multas relacionadas à interligação correta de esgoto”.

 

 Aumento federal

A Sanepar também afirmou que houve um reajuste de acordo com a legislação federal. “Houve também um aumento de tarifa de 2,71% em dezembro, reflexo de uma legislação federal, onde teve esse impacto na fatura e o reflexo na categoria social nacional”.

 

Aumento do consumo em dezembro e janeiro

Por fim, a Sanepar disse que houve aumento no consumo de água por parte da população nos meses de dezembro e janeiro.

“Tivemos um alto consumo em dezembro por conta das altas temperaturas, então teve um alto consumo pela população. Isso é refletido em pouco mais de 10% de aumento de consumo. Esse impacto é refletido na fatura de janeiro”.

Deixe uma resposta